Entenda o que são exercícios de abdução e para que eles servem
Os exercícios de abdução fazem parte da rotina de treinos e oferecem diversos benefícios para quem os pratica. Em termos simples, eles envolvem todas as práticas de movimento muscular que afastam partes do corpo para longe da linha média do tronco.
Os exercícios de abdução fazem parte da rotina de treinos e oferecem diversos benefícios para quem os pratica. Em termos simples, eles envolvem todas as práticas de movimento muscular que afastam partes do corpo para longe da linha média do tronco.
Isso significa que um exercício de abdução trabalha força e resistência para grupos musculares que atuam com movimentos corporais, como ombros, quadril e pernas. As atividades físicas devem ser realizadas com acompanhamento profissional para evitar lesões e garantir a prática correta.
A seguir, você descobre mais informações sobre esse tipo de exercício e os benefícios dele para o corpo.
O que são exercícios de abdução?
Para entender o que é abdução, imagine uma linha conectando o centro da sua cabeça ao meio dos seus pés. Ela é conhecida como linha média. Os exercícios de abdução levam os membros para longe dessa reta, em movimentos de abrir.
Além de fortalecer a musculatura, esse tipo de exercício pode ajudar a melhorar a mobilidade das articulações e trazer mais flexibilidade ao corpo. Outro ponto positivo das atividades voltadas para a abdução é a correção postural, já que os desvios de postura podem acontecer devido à fraqueza dos músculos.
Conheça as funções dos músculos abdutores
Apesar dos músculos abdutores mais conhecidos serem os da parte externa das pernas, o corpo tem vários grupos deles. Os principais estão divididos entre os ombros, o quadril. Eles têm diversas funções. Para se manterem fortes, precisam ser trabalhados em treinos de abdução.
Estabilidade articular
Uma das funções dos músculos abdutores é estabilizar as articulações durante os movimentos. Eles oferecem suporte e controle para evitar instabilidade e possíveis lesões, não apenas nos treinos, mas nas atividades rotineiras.
Movimentação
Se você quer saber para que serve a abdução de forma prática, tente levantar objetos, andar, correr ou praticar exercícios físicos sem utilizar os músculos abdutores. Eles são essenciais para a movimentação do corpo em diversos níveis.
Equilíbrio
Esses grupos musculares também desempenham um papel importante no equilíbrio, especialmente em pé. Eles estabilizam o quadril e evitam que o corpo incline para os lados.
Postura
A postura também se beneficia quando os músculos abdutores são fortalecidos porque, em conjunto com outros, eles ajudam a manter a coluna vertebral ereta, prevenindo dores e lesões.
Prevenção de lesões
Os exercícios de abdução previnem lesões, principalmente relacionadas ao movimento, como entorses e distensões musculares. Quando os músculos abdutores estão fortes, distribuem melhor a carga durante o movimento e suavizam outros pontos, como as articulações e os ligamentos.
Como treinar abdução para fortalecer o corpo
A motivação para fazer exercícios de abdução deve ir além da estética. Práticas que fortalecem esses grupos musculares trazem benefícios para a vida inteira, trazendo mais bem-estar.
Por isso, vale incorporar esse tipo de atividade na sua rotina diária de treinamentos. Lembre-se de contar com um profissional da área para ajudar nessa jornada de forma segura e responsável!
Abdução de ombro
Um dos principais exercícios para os ombros é a elevação lateral. Você pode fazer essa prática de abdução em casa ou em uma academia. Ela fortalece os músculos da região e melhora a estabilidade e a resistência das articulações.
Para realizar, você deve segurar um halter em cada mão, com os braços ao lado do corpo e as palmas voltadas uma para a outra. Mantenha os cotovelos levemente flexionados e levante os braços para o lado, até a altura dos ombros, mantendo os pesos alinhados. Repita o movimento de forma controlada em pequenas sessões de 10 a 15 repetições.
Abdução de pernas e quadril
Os exercícios de abdução de pernas também fortalecem o quadril. Entre os principais movimentos, estão a elevação lateral de pernas (deitado e em pé) e o agachamento lateral. Exercitar a região traz maior estabilidade pélvica, além de fortalecer os músculos para movimentos funcionais rotineiros, como agachar.
Para fazer a elevação lateral de perna, você precisa deitar de lado, em um colchonete, com as pernas esticadas uma sobre a outra. Mantenha o tronco e o quadril alinhados. Levante a perna superior em direção ao teto. Faça o movimento devagar, controlando a subida e a descida em séries curtas de repetições.
A versão em pé segue o mesmo princípio. Você deve abrir as pernas na largura do quadril, levantando-as para a lateral e mantendo a coluna reta. Na vez do agachamento, afaste um pouco mais as pernas e vire os pés levemente para fora. Contraia o abdômen e faça o movimento similar a um agachamento tradicional.
Movimente o corpo com a Nike
É importante executar os movimentos de abdução com boa técnica, respeitando o número adequado de séries e repetições para cada objetivo. Você pode aproveitar o Nike Training Club para controlar a prática e contar com ajuda profissional para realizar corretamente os exercícios!