Nike
Black FridayFique por dentro de todas as ofertas Saiba Mais
Nike
TÊNIS DE CORRIDAEncontre o seu tênis ideal.Saiba Mais
Nike
CARTÃO PRESENTEpara presentes de última hora.Saiba Mais.

Benefícios de pular corda: 5 motivos para praticar essa atividade

Você sabe quais são os benefícios de pular corda e como essa atividade pode melhorar a sua saúde? Como é fácil praticá-la no dia a dia, os impactos positivos são perceptíveis desde os primeiros treinos e intensificados conforme ela se torna parte da sua rotina.

Imagem do autor

Equipe Nike Brasil

Publicado em: 01/04/2024

Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Você sabe quais são os benefícios de pular corda e como essa atividade pode melhorar a sua saúde? Como é fácil praticá-la no dia a dia, os impactos positivos são perceptíveis desde os primeiros treinos e intensificados conforme ela se torna parte da sua rotina. 

A Nike ensina como a modalidade deve ser praticada, colocando a segurança em primeiro lugar. Descubra quais são as vantagens para o corpo e a mente para aproveitar todas as melhorias no seu cotidiano!

Por que pular corda no dia a dia?

Foi-se o tempo em que pular corda era apenas uma brincadeira de criança. Essa forma de colocar o corpo em movimento reduz o sedentarismo ao introduzir uma atividade esportiva de fácil execução em comparação às demais, como musculação e crossfit. 

Ela pode ser praticada em diferentes níveis de dificuldade, o que favorece a prática por pessoas de idades e condicionamentos físicos variados. O segredo é ter calma para evoluir de forma saudável e segura, percebendo mudanças positivas na saúde, que vão além do emagrecimento.

A principal vantagem dessa modalidade é a facilidade de acesso. O custo da corda e das roupas utilizadas, assim como a flexibilidade de ambientes, fazem com que ela seja escolhida por quem está começando a tornar a vida saudável e quer melhorar o condicionamento físico. Veja outros benefícios de pular corda. 

null

Tonificação dos músculos

Um dos benefícios de pular corda, sentido conforme os treinos tornam-se constantes, é a tonificação dos músculos. O corpo fica mais resistente à atividade física, por um maior tempo e a uma maior intensidade, saltando. Os principais músculos que sentem esse efeito são as coxas, as panturrilhas e os braços. 

Fortalecimento dos ossos

A tonicidade vai além dos músculos, já que os ossos também são fortalecidos nessa atividade aeróbica. O movimento estimula a manutenção da massa óssea, reduzindo as chances de doenças na estrutura e fraturas, que podem ser propícias durante a execução de alguns exercícios.

Melhora da condição cardiorrespiratória e sanguínea

Pular corda melhora a circulação do sangue ao acelerá-la, reduzir a gordura acumulada em artérias e veias e regular a pressão arterial. Com isso, o coração bate com mais equilíbrio. Em complemento, a atividade aeróbica é um constante exercício de respiração que auxilia no fluxo do oxigênio. 

Estimula o prazer e o bem-estar

Assim como outras atividades físicas, pular corda libera os hormônios da felicidade. Durante o exercício, a endorfina e a serotonina aumentam. Isso proporciona diversas mudanças na saúde mental: melhora no humor, redução do estresse, regulagem do sono e sensação de prazer. 

Melhora o equilíbrio

O equilíbrio é um dos benefícios de pular corda que passa despercebido. Se você tem dificuldade em se manter em um ponto fixo, saiba que essa atividade ajuda! Com um tênis com estruturas para suporte, como os da Nike, essa sensação é ainda mais positiva. 

Ânimo para o dia

Ao começar o dia com esse exercício, você pode notar uma diferença no humor e na disposição para realizar as tarefas corriqueiras. O trabalho, os estudos ou as manutenções do lar podem ficar mais leves quando o estresse é reduzido e os hormônios do bem-estar estão no ápice. 

Como pular corda corretamente?

À primeira vista, pular corda é uma tarefa fácil, mas tudo depende da forma em que os saltos são feitos e da condição física de cada pessoa. Normalmente, quem já pratica algum esporte tem maior facilidade em manter um ritmo e prolongar a atividade. Quem ainda está iniciando faz mais intervalos em uma velocidade menor. 

Para melhorar o desempenho e se habituar, a dica é respeitar os limites. Para avançar gradualmente, tenha metas. Para alcançá-las confortavelmente, siga as recomendações: 

  • pule devagar nos primeiros treinos;
  • faça pequenas pausas para recuperar o fôlego;
  • use uma corda exclusiva;
  • use tênis confortáveis para caminhar ou para correr
  • treine em superfícies planas e com espaço livre;
  • aumente a velocidade apenas quando se sentir preparado.

Qualquer pessoa pode pular corda?

Para saber se você pode pular corda em segurança, esteja com seu check-up médico em dia. Quem tem dores nos joelhos, nos tornozelos e no quadril pode sentir desconforto e se colocar em risco se praticar o exercício sem autorização e acompanhamento.

Caso você tenha alguma lesão, a atividade física não é recomendada pelos especialistas, pois piora o quadro de dores e inflamação. Nesse caso, é preciso obter o diagnóstico da recuperação completa para retomar os treinos, independentemente da modalidade esportiva.

Acompanhe dicas de treino e bem-estar na Nike

Gostou de conhecer os benefícios de pular corda e quer acompanhar mais dicas sobre esporte e vida saudável? Continue lendo os conteúdos do Journal, que a Nike atualiza sobre treino e lifestyle. Priorize os produtos do site para melhorar a sua performance em diferentes modalidades esportivas!