Nike Premier Cup eleva o potencial do futebol de base
Sabemos que 2023 é um ano importantíssimo para o esporte mundial com a realização do maior torneio de futebol feminino do planeta. Mas também em 2023 comemora-se 30 anos de uma iniciativa pioneira que mudou o cenário do futebol de base ao redor do mundo.
Mantendo o compromisso de usar o esporte como ferramenta de transformação, a Nike criou em 1993 a Premier Cup, conhecida também como "Copa Nike", como parte de uma estratégia para estimular uma nova geração de estrelas do futebol.
Primeiro voltada para os meninos, a Nike Premier Cup também se tornou real para elas em 2019, quando meninas sub-17 participaram do torneio que contou com 8 times femininos naquela edição.
Em 2023, a Copa Nike aconteceu na Granja Comary pela segunda vez na história (a primeira foi em 2016, apenas com times masculinos). Oito dos melhores times do futebol brasileiro feminino se reuniram em dois grupos de quatro equipes, as primeiras colocadas iriam direto para as semifinais, as segundas colocadas enfrentam as terceiras colocadas nas 'quartas de finais', as vencedoras avançaram para as semis e depois a grande final, que foi vencida pela equipe do São Paulo pela quarta vez consecutiva.
Além de contemplar medalhas e troféus coletivos e individuais em três categorias (bola de ouro, luva de ouro e chuteira de ouro), a premiação inclui pela terceira vez consecutiva um contrato de patrocínio da Nike (caso já não tenha nenhum contrato vigente) para a jogadora eleita MVP do torneio feminino.
Maria Sales, do São Paulo, foi a escolhida da vez e também a chuteira de ouro (artilheira da competição), enquanto Helena, companheira de time da melhor jogadora da competição, recebeu a luva de ouro.
Vinicius Santos, técnico campeão com as meninas do São Paulo, ressaltou a importância da Copa Nike na formação dessas atletas.
"Isso aqui é um sonho para todas as meninas e para nós da comissão também. É uma competição que se tornou tradição dentro da base...
do São Paulo. As meninas sonham em estar jogando e ganhando. É um grupo muito unido, que cresceu dentro da competição. É por elas que a gente faz isso e a alegria delas é muito bom para nós", disse o comandante.
Gerente de Competições da CBF, Aline Pellegrino acompanhou a final e participou da entrega de medalhas à equipe do São Paulo. A ex-jogadora da Seleção Brasileira exaltou a realização da Nike Premier Cup e a importância de as meninas disputarem a competição na Granja Comary.
"Todas as competições de base são muito importantes. Quando elas acontecem para o futebol feminino, isso é uma vitória por si só...
E a competição ser disputada na Granja é único. Eu lembro, em 2004, a primeira vez que pisei aqui. Sempre que a Granja estiver aberta a essas competições, é muito rico. Quem nunca veio aqui percebe que tem algo diferente", afirmou Pelle.
Por muito tempo o futebol de base não aconteceu para as mulheres que desejavam ser jogadoras no Brasil. A modalidade, por vezes, mais resistiu do que existiu no país pentacampeão mundial com os homens e iniciativas oferecidas pela Nike contribuem para que o mínimo seja feito por elas e para elas.
Assim como o Nike FC, movimento que promove a conexão e a colaboração entre as comunidades futebolísticas, capacitando as organizações e os membros para criarem um mundo do futebol melhor e mais inclusivo, a Premier Cup remonta a necessidade da inclusão, do acesso e da oportunidade igual e legítima (mais de 500 atletas, somando as quatro edições da Copa Nike até aqui, já passaram pelo projeto).
Nas próximas semanas os fãs e consumidores do futebol feminino brasileiro poderão acompanhar aqui mesmo a história de algumas atletas da Seleção Feminina. Estamos prontos para nos emocionar juntos. Até lá!
Texto por