Como andar de skate: 5 dicas para iniciantes
O skateboard é uma das modalidades de esporte urbano que mais se popularizou nos últimos anos. Não é à toa que ele entrou para a lista de modalidades de competições mundiais e conquista mais adeptos. Se você ainda não sabe como andar de skate, chegou o momento de aprender!
O skateboard é uma das modalidades de esporte urbano que mais se popularizou nos últimos anos. Não é à toa que ele entrou para a lista de modalidades de competições mundiais e conquista mais adeptos. Se você ainda não sabe como andar de skate, chegou o momento de aprender!
Como não há um passo a passo para andar de skate, a Nike ensina a ganhar mais confiança ao praticar sozinho. Continue a leitura para conferir cinco dicas que fazem toda a diferença na segurança e nos resultados dos primeiros treinos!
Conheça a cultura do skateboard
Apesar de não ter uma origem datada, registros de diferentes federações esportivas indicam que o surgimento do skate se deu a partir de uma adaptação de rollers scooters, semelhantes ao patinete.
Desde a década de 1950, já existem indícios de que o skate era utilizado na Califórnia, onde se popularizou rapidamente. Na época, surfistas colocavam rodas em pranchas de madeira e simulavam os movimentos do surfe nas calçadas, dando o nome à prática de skateboard.
Os primeiros tipos de skate comerciais só foram produzidos em 1959, também nos Estados Unidos. As marcas referiam-se à prática como uma alternativa ao surfe, quando as ondas estivessem fracas. Logo, ele se tornou uma modalidade e teve a primeira competição em 1963, na cidade de Hermosa.
A novidade espalhou-se, e o skate chegou ao Brasil nos anos 60. A prática tomou as ruas e foi considerada profissional. Com as Olimpíadas de 2021, mais pessoas arriscaram-se no esporte. A busca por skates em e-commerces cresceu 614% na época. Inclusive, o site da Nike foi um dos listados no levantamento do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
5 dicas para começar a andar de skate
Ficou interessado em conhecer o esporte na prática? Agora, é hora de aprender como andar de skate de forma descomplicada. Com as cinco dicas abaixo, você já pode dar suas primeiras deslizadas com mais segurança e confiança!
Escolha um skate de qualidade
Antes de começar os treinos, compre um skate de qualidade. Afinal, é preciso que o material seja resistente e tenha um tamanho adequado para a modalidade que você vai praticar. O modelo street é o mais indicado para começar a praticar na rua, por exemplo.
O cruiser é uma versão menor e mais leve, ideal para locomoção no dia a dia, não sendo recomendado para manobras radicais. Cada um é produzido em materiais diferentes, portanto, vá a uma loja especializada para conferi-los de perto.
Use acessórios de proteção
Além de se preocupar com o tipo de skate para iniciante, invista em acessórios de proteção. Durante os primeiros treinos, o equilíbrio ainda está instável, e as chances de queda são altas. Com capacete, joelheira e cotoveleira, a segurança para se arriscar nas manobras é maior.
Quando você estiver treinando manobras de chão, os protetores de pulso, chamados wristguards, também podem ser utilizados para evitar lesões. Mesmo após aprender a andar de skate, esses itens são necessários para evitar acidentes.
Treine o equilíbrio
As principais dúvidas sobre como andar de skate giram em torno do equilíbrio, essencial para se manter ereto e não cair. Você pode começar com o seguinte treino: suba no skate, em uma superfície plana, mantenha o olhar e a postura reta, tentando se movimentar de frente para trás, de um lado para o outro.
Essa é uma forma de sentir qual é o pé de maior equilíbrio e força. Ele deve ficar atrás para impulsionar os movimentos. Dependendo da posição, ele dá nomes diferentes para a postura do skatista: goofy para pé esquerdo atrás e regular com o direito nessa posição.
Prefira locais planos
Se estiver na dúvida de onde andar de skate, dê preferência para locais planos. No início, o simples ato de remar pode causar desequilíbrio e quedas. Para diminuir as chances disso acontecer, os iniciantes treinam em ruas sem tantas irregularidades e na parte reta da pista.
Ao sentir maior segurança, comece a treinar as manobras mais simples, como ollie (salto básico), pop shove-it (giro rápido do skate) e manual (apenas as duas rodas traseiras ficam no solo). Lembre-se de ir aos poucos para dominá-las antes de arriscar mais!
Use roupas e calçados apropriados
A roupa e os calçados são essenciais para um bom desempenho. Opte por calças com tecido mais grosso e resistente, de modelagem mais solta, para não limitar os movimentos. Os tênis também precisam ser confortáveis e produzidos com materiais duradouros.
A linha SB da Nike é destinada aos skatistas. Ela oferece modelos com diferentes designs, mas com a mesma qualidade. Entre as vantagens encontradas nos tênis dessa categoria, estão:
- faixa mais elevada de suporte para maior durabilidade;
- palmilha com Zoom Air no calcanhar para maior elasticidade;
- sola vulcanizada flexível, leve e confortável;
- amortecimento mais espesso para manter os pés mais firmes;
- ponta texturizada e padrão de zigue-zague na sola para maior aderência.
Produtos SB Nike
Pratique esportes com a Nike!
Mais que ensinar como andar de skate, a Nike proporciona mais conforto durante a prática de diversos esportes. Com as tecnologias das roupas e dos calçados, você tem maior flexibilidade e melhor desempenho nos treinos. Confira as diferentes opções no catálogo!