Hábitos saudáveis: como melhorar a qualidade de vida?
Os hábitos saudáveis contribuem para a saúde física e mental a ponto de melhorarem a disposição no dia a dia, equilibrarem as emoções e mudarem significativamente a qualidade de vida. Apesar do que muitos pensam, não é difícil adotá-los e sentir as mudanças aos poucos.
Os hábitos saudáveis contribuem para a saúde física e mental a ponto de melhorarem a disposição no dia a dia, equilibrarem as emoções e mudarem significativamente a qualidade de vida. Apesar do que muitos pensam, não é difícil adotá-los e sentir as mudanças aos poucos.
Para ajudar, a Nike mostra como criar hábitos saudáveis a partir de atitudes simples, mas que fazem toda a diferença no estilo de vida. Ao seguir as dicas abaixo, você pode ter mais energia para enfrentar os desafios do dia a dia e se aventurar com as suas atividades favoritas.
Quais hábitos fazem a diferença na saúde?
Provavelmente, você já imagina quais hábitos saudáveis diários podem contribuir para a sua saúde. O segredo é começar aos poucos para se acostumar e naturalizar as medidas na sua rotina. A regularidade e a constância são as chaves para os itens abaixo serem introduzidos e mantidos com simplicidade.
Praticar atividade física diariamente
Se sua rotina consiste apenas em trabalho e estudo, passou da hora de acrescentar um dos principais hábitos saudáveis: os exercícios físicos. Existem diferentes opções para colocar o corpo em movimento e obter diferentes resultados no condicionamento físico, na saúde mental e no corpo.
Corrida
Existem diferentes modalidades de corrida que estimulam a produção de endorfina, hormônio responsável pela calma, pelo prazer e pela redução do estresse. O corpo também é beneficiado pela diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e do nível de pressão arterial, além da melhora na densidade óssea.
Caminhar
A caminhada é um dos hábitos saudáveis mais seguidos por ser simples e encaixar-se em diferentes rotinas. De acordo com um estudo recente do European Journal of Preventive Cardiology, pessoas que andam pelo menos 4.000 passos por dia reduzem os riscos de morte por diferentes causas, incluindo doenças cardiovasculares.
Pedalar
Pedalar é um dos hábitos saudáveis para incluir na rotina se você gosta de uma dose extra de aventura. Essa prática permite treinos de múltiplas intensidades de forma segura (desde que não haja sobrecarga do corpo). Também favorece o sistema cardiovascular e melhora a capacidade aeróbica.
Musculação
Com a orientação de um especialista, os treinos na academia contribuem para o fortalecimento dos músculos e a perda de peso. Segundo um estudo do British Journal of Sports Medicine, os exercícios de musculação são hábitos saudáveis que levam à redução do risco de morte, de doenças no pulmão e diabetes, graças ao controle do nível de glicose no sangue.
Equilibrar a alimentação
Os resultados dos exercícios são influenciados pela alimentação, que precisa ser balanceada e elaborada com a ajuda de um nutricionista. A escolha dos alimentos deve ser feita de acordo com o teor nutricional e as restrições de cada organismo, seguida aos poucos, sem cortes repentinos.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, os hábitos saudáveis de alimentação para adultos incluem: ingestão de frutas, verduras, legumes, nozes e cereais integrais. O consumo de açúcares livres deve ser limitado para menos de 10% da ingestão calórica, enquanto o de sal deve ficar abaixo de 5 g para prevenir a hipertensão.
As comidas industrializadas e de fast-foods também devem ser reduzidas, pois afetam o colesterol e a pressão arterial. No lugar delas, priorize os alimentos que são mais naturais em todas as refeições (café da manhã, almoço, jantar e lanches nas pausas).
Beber água ao longo do dia
Uma das recomendações de hábitos saudáveis é beber água diariamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo, o consumo do líquido natural controla a pressão sanguínea, previne cãibras, protege o coração e melhora o funcionamento do intestino.
A hidratação também é essencial antes, durante e depois dos exercícios, pois contribui para o equilíbrio eletrolítico, regula a temperatura, evita o superaquecimento, a exaustão por calor e a insolação. A dica dos especialistas é consumir entre 200 ml e 300 ml a cada 10 ou 20 minutos de exercício para começar a reposição do líquido antes do repouso do corpo.
Caso você já tenha escutado que o certo é ingerir 2 L de água, saiba que há alguns detalhes a considerar. A quantidade varia conforme o peso, a dieta, a prática de exercícios e a estação do ano. A recomendação da OMS é que o cálculo seja de 35 ml diários para cada kg corporal.
Tenha boas noites de sono
Os hábitos de vida saudável não dizem respeito somente a colocar o corpo em movimento, mas também aprender a relaxá-lo ao final do dia. Dormir pouco pode causar piora do humor, da quantidade de energia, da disposição, do tempo de reação, da resistência e da força.
Vale dormir entre 7h e 8h, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Nesse período, o corpo descansa, os músculos são reparados, e o nível de estresse é reduzido. Caso você tenha dificuldade em cair no sono, procure ajuda médica e pratique exercícios, pois eles liberam hormônios que reduzem a ansiedade e causam relaxamento.
Tenha uma vida saudável com a Nike
Além de contar quais hábitos saudáveis seguir, a Nike ajuda no processo. No site, estão calçados e roupas para melhorar seu desempenho no esporte e manter seu corpo protegido. O app Nike Training Club desenvolve treinos de diferentes modalidades. Faça o download e aproveite os programas mensais, feitos por treinadores capacitados!