Nossa Arena: um espaço seguro para o futebol feminino
O Brasil é conhecido mundialmente como o país da bola e, mesmo que o esporte tenha a imagem de ser alegre, democrático e inclusivo, ainda carece de ambiente favorável (e seguro) que atenda as mulheres, apesar dos recentes avanços.
A Nossa Arena chega como opção de local exclusivo para elas em 2021, sendo mais um projeto dentre os apoiados pela Nike, desde o seu ano de inauguração, para incentivar a prática do futebol feminino e a inclusão da mulher, fortalecendo a proposta do Nike FC.
O primeiro espaço poliesportivo do Brasil - localizado na zona oeste de São Paulo - conta com 8.500 metros quadrados dedicados exclusivamente para aquelas que amam o esporte. Além do futebol, a Nossa Arena conta com aulas de beach tênis, ginástica natural, futevôlei, vôlei de praia e flag football.
"Tudo o que realizamos como marca é parte de uma jornada maior, que tem como objetivo contribuir para elevar a participação das mulheres no esporte. Queremos que, um dia, no Brasil, o futebol e todas as outras modalidades se tornem um hábito diário para as mulheres. Sabemos que as mudanças levam tempo para acontecer, mas esse é mais um importante movimento para construir uma nova realidade", diz Gustavo Viana, Diretor de Marketing da FISIA, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.
Júlia Vergueiro, fundadora da Nossa Arena e do Pelado Real Futebol Clube (escola de futebol feminino e que também tem patrocínio da Nike), se envolveu com o esporte ainda na infância e viu de perto a dificuldade em desenvolver a prática aqui no Brasil após ficar um tempo fora do país. "O futebol entrou na minha vida desde pequenininha, jogando com os meus irmãos, com os meus primos, fazia parte do meu dia a dia. Era dentro do futebol que eu conseguia ter voz e participar e aí conforme eu fui crescendo, eu tive uma experiência nos Estados Unidos durante o Ensino Médio e foi quando eu percebi que o futebol feminino era uma realidade. Foi com 16 anos a primeira vez que eu joguei bola com meninas", conta a empresária.
"Essa grande fantasia, esse sonho de ter um espaço onde as mulheres pudessem se sentir protagonistas, começou a acontecer...
"Comecei a empreender com o futebol feminino (já são quase 12 anos que o Pelado Real tem as suas turmas de futebol tanto para mulheres adultas, quanto para meninas) e aí em 2021, no meio da pandemia, a gente estava sofrendo para conseguir fazer as meninas continuarem treinando, continuarem conectadas e a gente descobriu um terreno que estava disponível para aluguel. Essa grande fantasia, esse sonho de ter um espaço onde as mulheres pudessem se sentir protagonistas, começou a acontecer. Então, acho que conseguimos construir uma comunidade muito forte que agora sabe que tem uma casa para chamar de sua", completa.
Hoje, a Nossa Arena recebe mais de 800 mulheres semanalmente com o aluguel de quadras de society e areia, aulas de beach sports e atendimento médico-esportivo.
Para as crianças, o destaque fica para a Barça Academy Pro Brasil Femení, a primeira unidade exclusiva para meninas da escolinha do FC Barcelona, e para o Em Busca de Uma Estrela, projeto de formação de atletas para o futebol feminino profissional
Desde a inauguração em 2021, o espaço já recebeu mais de 30 eventos próprios, variando de caráter esportivo a educacional, de festivo a cultural, além de outros 50 eventos particulares promovidos por marcas e parceiros.
...vamos inspirar e permitir que mais e mais meninas e mulheres descubram o prazer de praticar esporte em um ambiente seguro e acolhedor"
"Ter uma marca relevante como a Nike como parceira desse espaço tão pioneiro e necessário, demonstra a evolução real e consistente do esporte feminino. Tenho certeza de que juntas vamos inspirar e permitir que mais e mais meninas e mulheres descubram o prazer de praticar esporte em um ambiente seguro e acolhedor", diz Júlia.
Para Júlia, esse olhar de marcas importantes como a Nike para a modalidade é fundamental na fomentação do esporte e na ampliação do espaço inclusivo. "A experiência de formação dentro de uma escolinha ou de um clube em que a menina tenha essa opção, caso ela queira evoluir no esporte, é fundamental. Ela tem como ir para um lugar em que aquilo é organizado e que vai dar um futuro para ela dentro da modalidade", diz a empresária.
O apoio à "Nossa Arena" reforça ainda mais o plano da Nike para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil a longo prazo. Em 2019, a marca lançou o primeiro uniforme da seleção brasileira feminina de futebol, desenvolvido exclusivamente para o corpo feminino. Também inaugurou os treinos do Nike FC, plataforma de acesso à prática do futebol gratuitamente com foco nas mulheres em São Paulo e a Premier Cup, competição de base para atletas mulheres sub-17.
"Eu gostaria muito que todo pai e mãe de menina tivesse essa vontade, que a sua filha seja inserida no futebol...
"O meu grande sonho é que o futebol, principalmente para as meninas no Brasil, passe a ser o grande desejo de um pai e de uma mãe. Porque eu acho que é isso que a gente tem hoje para os meninos, né? Você nasce menino, os seus pais adorariam que você fosse um grande jogador. Mesmo que você não fique famoso, que você jogue muito bem, porque isso vai te dar um status, isso vai te dar uma participação na sociedade que faz diferença. Eu gostaria muito que todo pai e mãe de menina tivesse essa vontade, que a sua filha seja inserida no futebol, que seja uma grande jogadora, porque por mais que isso não vire uma profissão, isso vai voltar para ela como participação, como voz, como formação de cidadã, então eu gostaria que isso virasse uma cultura mesmo no Brasil", reforça Júlia Vergueiro.
Programação de Julho a Agosto
Para celebrar um ano muito importante para o futebol feminino, a Nossa Arena preparou uma programação especial. No dia 03 de julho, centenas de torcedoras estarão juntas para assistir ao último amistoso da Seleção Brasileira antes de embarcar para a Austrália e Nova Zelândia. No dia 16 de julho, a parceria da Nike Babi Loud irá promover a Copa Babi Loud no local. Já entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, além da transmissão de todos os jogos do Brasil, o evento "Joga, Garota", no dia 24 de julho, chega para 150 meninas dos projetos sociais Instituto Jb12 e Vida Corrida, dois parceiros da Nike do programa Feito Pra Jogar.
No dia 29 de julho o espaço oferece música ao vivo, Bingo e outras atrações, enquanto no dia 30 de julho acontecerá o Torneio Universitário de Futebol Feminino.
A Nossa Arena está localizada na Avenida Nicolas Boer, 100, Parque Industrial, Barra Funda (SP) e funciona das 8h às 23h, de segunda a sexta, das 8h às 22h, aos sábados, e das 10h às 16h, aos domingos.
Para quem deseja entrar em contato com o espaço, é só enviar um Whatsapp através do número (11) 3611-3757.
Texto por