Saiba quais são as regras de futebol de campo e como elas funcionam
Para manter a harmonia entre os atletas, todo esporte tem normas que devem ser seguidas e punições caso haja o descumprimento. As regras de futebol de campo são padronizadas mundialmente para facilitar o andamento dos jogos, tornando-os justos e diminuindo os conflitos.
Para manter a harmonia entre os atletas, todo esporte tem normas que devem ser seguidas e punições caso haja o descumprimento. As regras de futebol de campo são padronizadas mundialmente para facilitar o andamento dos jogos, tornando-os justos e diminuindo os conflitos.
Ainda que muitas pessoas pratiquem esse esporte, nem todas sabem quais são as regras do futebol de campo. Por isso, cometem diversos erros. Se esse é o seu caso, diga adeus às dúvidas! Este conteúdo produzido pela Nike destaca tudo o que você precisa saber e aplicar nas próximas partidas.
Como as regras oficiais do futebol de campo funcionam?
As regras de futebol de campo são divulgadas anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o documento de 2023 e 2024, as normas têm diferentes propósitos: tornar a prática semelhante ao redor do mundo, garantir que o esporte seja justo e ampliar o respeito, a segurança e o bem-estar dos jogadores.
Ainda que haja um padrão, há uma certa flexibilidade para mudança das regras oficiais do futebol de campo. Elas podem ser feitas pelas federações nacionais se forem benéficas e respeitarem as recomendações abaixo:
- para todas as categorias do futebol: é permitido mudar o número de substituições de cada equipe, com exceção da modalidade juvenil, que tem um limite determinado pela federação nacional e internacional ou pela confederação;
- para as categorias de futebol juvenil, amador, de veteranos e pessoas com deficiência: é aceitável alterar as dimensões do campo, o tamanho, o peso e o material da bola, a distância entre as traves, o limite de substitutos, a duração dos tempos e as exclusões temporárias por advertências.
Quais são as regras do futebol de campo?
Chegou o momento de você conhecer um resumo das regras do futebol de campo! Ao ampliar seu conhecimento sobre o esporte, você pode aprimorar sua performance e sua relação com os demais jogadores, além da arbitragem.
1. Campo
A primeira regra do futebol diz respeito às dimensões e à apresentação do campo. A superfície deve ser retangular, verde e natural ou artificial, a depender do regulamento da competição. As marcações devem ser feitas conforme o documento, pois há medidas específicas para cada área.
2. Bola
A bola deve ser esférica e feita de material adequado. A circunferência deve ter entre 68 e 70 cm, pesar entre 410 g e 450 g no início do jogo e conter pressão entre 0,6 e 1,1 atm. Nas partidas que seguem os padrões oficiais, a bola não pode ter publicidades, com exceção do logotipo ou do emblema da competição, do organizador ou da marca autorizada pelo fabricante.
Bola em jogo e fora de jogo
A bola está em jogo quando alguma de suas partes está sobre a linha ou numa área dentro do campo. Ela está fora quando ultrapassa a linha de fundo ou lateral, causando a paralisação do jogo pelo árbitro e há mudança na equipe que está em posse dela, que pode ser por lateral ou tiro de meta.
No caso da saída pela linha de fundo com toque da defesa, é concedido o escanteio. Essa é uma oportunidade que o time que está atacando de colocar a bola na pequena área.
3. Equipe
Entre as regras de futebol de campo, a maioria das pessoas conhece essa: a quantidade de jogadores é limitada a 11 em ambas as equipes. Cada uma deve ter no mínimo 7 pessoas em campo para o jogo iniciar. Há a possibilidade de 5 substituições, divididas em até 3 paralisações.
4. Uniforme
É proibido que os jogadores usem artigos perigosos, jóias e adornos. É obrigatório que eles vistam:
- camiseta com mangas;
- shorts ou calça (para os goleiros);
- caneleiras;
- meias;
- chuteiras;
As cores das roupas devem ser diferentes para cada equipe, como forma de distinção.
5. Árbitro
Segundo as regras de futebol de campo, a presença de um árbitro é obrigatória em todos os jogos. Ele toma as decisões segundo o próprio critério e as regras oficiais. Também cronometra a partida, faz um registro e decide o momento de reiniciar a competição em campo após uma infração.
Membros da equipe de arbitragem
Além do árbitro, outras pessoas podem compor a equipe de arbitragem:
- dois árbitros assistentes (responsáveis por indicar a equipe para o escanteio, tiro de meta e arremesso lateral; assinalar impedimento; acompanhar as substituições; indicar a ultrapassagem da bola na linha de fundo ou entrada no gol;
- dois árbitros assistentes adicionais;
- um árbitro assistente reserva;
- quarto árbitro;
- um árbitro assistente de vídeo (VAR);
- um assistente do árbitro VAR.
6. Duração do jogo
A duração faz parte de fundamentos e regras do jogo que podem sofrer alteração. São 2 tempos de 45 minutos, com um intervalo de, no máximo, 15 minutos entre eles.
Cada tempo pode ser prolongado para recuperar minutos perdidos com substituições, avaliações de jogador lesionado, paradas médicas, checagens do VAR e comemorações de gol.
7. Início do jogo
Um tiro de saída é feito para iniciar cada tempo e partida após um gol. A decisão do time que o realizará é feita pelo árbitro quando lança uma moeda ao ar, cujas faces representam as equipes, para revelar a posse do chute inicial. No caso do gol,fica sempre com o grupo que levou o defendeu.
8. Resultado
De acordo com as regras de futebol de campo, a equipe com maior número de gols é a vencedora. Os gols só são válidos quando ultrapassam completamente a linha de fundo (dentro da área da trave), desde que não haja nenhuma infração na construção da jogada.
9. Impedimento
O impedimento não é uma infração, mas uma posição. Ele acontece quando qualquer parte do corpo de um jogador está no campo do adversário mais próximo da linha de fundo do que da bola e do penúltimo oponente.
Um jogador também pode estar em posição de impedimento sem tocar na bola caso tenha influência na jogada, dificultando a movimentação de um defensor oponente ou atrapalhando a visão do goleiro, por exemplo.
10. Faltas
Entre as faltas, estão: toque na bola com a mão ou o braço na altura abaixo do ombro, jogadas perigosas, ofensas e colisão entre jogadores. Diante delas, é possível realizar um tiro direto ou indireto, a depender do tipo de infração e da orientação do árbitro.
11. Tiros livres
Os tiros livres diretos e indiretos são concedidos diante de uma infração e devem ser executados no local em que a falta ocorreu. Para cada um deles, há especificações quanto às distâncias permitidas entre os jogadores e a aplicação.
O tiro livre indireto, por exemplo, é concedido à equipe atacante por uma infração dentro da área de meta. Ele deve ser feito no ponto da linha da área de meta paralela à linha de fundo que for mais próxima ao local da falta.
12. Tiro penal
Também conhecido como , o tiro penal é cobrado na grande área. Nesse momento, todos os jogadores, com exceção do goleiro e de quem cobra, devem ficar a uma distância de, pelo menos, 9,15 m. O goleiro só pode se movimentar em defesa quando a bola for lançada.
13. Tiro de meta
O tiro de meta é marcado quando a bola ultrapassa a linha de fundo completamente, tanto pelo chão, quanto pelo alto, após tocar um jogador atacante e um gol não ter sido marcado.
14. Arremesso lateral
O arremesso lateral é liberado para a equipe adversária ao jogador que tocou na bola antes dela ultrapassar a linha lateral. Durante o lance, todos os oponentes devem ficar a, pelo menos, 2 m de distância. O arremesso deve ser repetido se a bola tocar no chão antes de entrar no campo.
15. Escanteio
Conforme as regras de futebol de campo, o escanteio é concedido quando a bola ultrapassa a linha de fundo após tocar a equipe defensora ou um gol não ter sido marcado.
Descubra outras curiosidades do futebol na Nike
Agora que você já sabe quais são algumas regras de futebol de campo, que tal conhecer outras curiosidades sobre o esporte? Na Nike, você fica por dentro da modalidade e tem acesso às melhores tecnologias para os jogos, adquiridas pelo site com segurança e praticidade!