Air Max 1
A linha Air da Nike é uma das mais conhecidas no universo dos tênis. Um dos clássicos é o Air Max 1, o primeiro de uma coleção cheia de estilo e inovação. Desde o lançamento, ele se tornou um sucesso ao redor do mundo, principalmente, por revolucionar com a tecnologia de amortecimento nunca vista antes.
Também conhecido como Air Max 87, que indica o ano da estreia no mercado, ele apresentou um design especial com janelas de ar no solado. Os consumidores não esperavam por isso, mas se encantaram logo de cara. Esse não foi o único diferencial desse tênis casual. Fique por dentro dos demais a seguir.
Air Max 1: um marco na história da Nike
Os primeiros passos da criação do tênis Nike Air Max 1 aconteceram quando o engenheiro aeroespacial Frank Rudy teve a ideia de incorporar bolsas de ar à entressola de calçados esportivos para melhorar o amortecimento. A Nike aderiu a essa ideia e desenvolveu a tecnologia Air.
Ela foi incorporada às ideias do designer Tinker Hatfield, que se inspirou na arquitetura do Centro Georges Pompidou em Paris para desenvolver a entressola. Com essa inovação, a marca redefiniu os padrões de tênis casuais com toque esportivo, tornando-se referência na moda urbana.
Design inovador e tecnológico
Desde 1987, o Nike Air Max 1 combina inovação tecnológica, design arrojado e visibilidade das unidades de ar, o que estabeleceu padrão de conforto e estética para os calçados esportivos modernos. Com visual dinâmico e amortecimento comprovado, não é surpresa que ele continue líder do mercado.
Unidades de ar
O elemento central da tecnologia Air é uma bolsa de ar encapsulado em uretano termoplástico (TPU) resistente. O principal objetivo é absorver o impacto gerado pelo contato do pé com o solo durante as atividades físicas e os passos no dia a dia, proporcionando amortecimento e reduzindo o estresse nas articulações.
Entressola de espuma
Além das unidades de ar, o Air Max 1 possui uma entressola de espuma que proporciona suporte extra. A combinação dela com as unidades de ar completa o sistema de amortecimento. O tênis é ideal para acompanhar você em qualquer momento casual.
Janela de ar visível
Uma das características mais conhecidas do Air Max 1 feminino e masculino é a janela de ar visível na entressola. Ela foi projetada para mostrar a unidade de amortecimento interno, permitindo que os usuários vejam a tecnologia em ação. O tênis foi o primeiro a oferecer esse detalhe, tornando o design altamente popular.
Distribuição de pressão
Deu para notar que as unidades de ar são muito importantes para o Air Max 1, não é? Elas são estrategicamente posicionadas na entressola para distribuir a pressão de maneira uniforme durante os movimentos. Isso reduz os pontos de tensão, oferecendo um amortecimento equilibrado em diferentes partes dos pés.
Design flexível
Além da função técnica, as unidades de ar permitem que o design da entressola desse tênis Nike casual seja mais flexível e ergonômico. Ele faz com que os movimentos sejam mais naturais, dando uma sensação de leveza indescritível.
Como a tecnologia Air da Nike funciona?
Afinal, como a tecnologia Air funciona? Ela consiste em um sistema de amortecimento que utiliza bolsas de ar encapsulado para proporcionar absorção de impacto e conforto. Esse é um dos elementos centrais dos tênis casuais ou esportivos da Nike.
Quando você caminha, corre ou pula, as bolsas de ar comprimem-se para absorver a energia do impacto. Em seguida, elas recuperam a forma original, devolvendo parte da energia para os pés, que se movimentam com mais rapidez. Esse efeito é resultado de muitos estudos, atualizados constantemente para melhorar o desempenho do Air Max.
Conforto, amortecimento e estilo são só com a Nike
Gostou de saber mais sobre o Air Max 1? Confira os modelos e escolha as suas cores preferidas, entre uma ampla variedade de edições clássicas e limitadas. Aproveite para fazer parte da comunidade, recebendo as novidades da Nike em primeira mão!