Regras de futebol: saiba quais são e como elas funcionam
O futebol é um esporte conhecido mundialmente. Entenda quais são as regras envolvidas nesse esporte e como evitar faltas durante o jogo.
Toda a emoção da bola na rede é garantida pelas regras do futebol, que são padronizadas mundialmente para equilibrar a competição. Assim, os jogos se tornam justos para todos e os conflitos são minimizados.
Ainda que muitas pessoas pratiquem esse esporte, nem todas sabem o seu regulamento. Para impedir erros nas partidas ou melhorar seus argumentos naquela discussão saudável com os amigos, a Nike preparou um conteúdo que esclarece todas as dúvidas sobre essas regras. Vamos lá?
Como as regras oficiais do futebol funcionam?
As regras do futebol são sempre as mesmas, seja na final de um grande campeonato mundial ou numa partida de várzea no seu bairro. No Brasil, as normas oficiais são divulgadas anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ainda que haja um padrão, há uma certa flexibilidade para mudança das regras oficiais do futebol. Elas podem ser feitas pelas federações nacionais se forem benéficas e respeitarem as recomendações abaixo:
- para todas as categorias do futebol: é permitido mudar o número de substituições de cada equipe, com exceção da modalidade juvenil, que tem um limite determinado pela federação nacional e internacional ou pela confederação;
- para as categorias de futebol juvenil, amador, de veteranos e pessoas com deficiência: é aceitável alterar as dimensões do campo, o tamanho, o peso e o material da bola, a distância entre as traves, o limite de substitutos, a duração dos tempos e as exclusões temporárias por advertências.
Quais são as 17 regras do futebol?
Chegou o momento de você conhecer um resumo das regras do futebol! Ao ampliar seu conhecimento sobre o esporte, você pode aprimorar sua performance e sua relação com os demais jogadores e jogadoras, além da arbitragem.
1. Campo
A primeira regra do futebol diz respeito às dimensões e à apresentação do campo. A superfície deve ser retangular, verde e natural ou artificial, a depender do regulamento da competição. As marcações devem ser feitas conforme o documento, pois há medidas específicas para cada área.
Se você sempre quis saber quantos metros têm um campo de futebol, saiba que a FIFA determina as seguintes dimensões:
- comprimento: mínimo de 100 m e máximo de 110 m;
- largura: mínimo de 64 m e máximo de 75 m.
2. Bola
A bola de futebol deve ser esférica e feita de material adequado. A circunferência deve ter entre 68 e 70 cm, pesar entre 410 g e 450 g e conter pressão entre 0,6 e 1,1 atm. Nas partidas que seguem os padrões oficiais, a bola não pode ter publicidades, com exceção do logotipo ou do emblema da competição, do organizador ou da marca autorizada pelo fabricante.
Bola em jogo e fora de jogo
A bola está em jogo quando alguma de suas partes está sobre a linha ou numa área dentro do campo. Ela está fora quando ultrapassa a linha de fundo ou lateral, causando a paralisação do jogo pelo árbitro e a mudança na posse dela entre as equipes, que pode ser aplicada por lateral ou tiro de meta.
No caso da saída pela linha de fundo com toque da defesa, é concedido o escanteio. Para o time que está atacando, essa é uma oportunidade de colocar a bola na área.
3. Equipe
Entre as regras de futebol, a maioria das pessoas conhece esta: a quantidade de jogadores/as é limitada a 11 em ambas as equipes. Cada uma deve ter no mínimo 7 pessoas em campo para o jogo iniciar. Há a possibilidade de 5 substituições, divididas em até 3 paralisações.
4. Uniforme
É proibido que jogadores e jogadoras usem artigos perigosos, joias e adornos. É obrigatório que eles vistam:
- camiseta com mangas;
- shorts ou calça (para os goleiros e goleiras);
- luvas (para os goleiros e goleiras);
- caneleiras;
- meias;
- chuteiras.
As cores das roupas devem ser diferentes para cada equipe, como forma de distinção.
5. Árbitro
Segundo as regras de futebol, a presença de um árbitro é obrigatória em todos os jogos. Ele toma as decisões segundo o próprio critério e as regras oficiais. Também cronometra a partida, faz um registro e decide o momento de reiniciar a competição em campo após uma infração.
Membros da equipe de arbitragem
Além do árbitro, outras pessoas podem compor a equipe de arbitragem:
- dois árbitros assistentes (responsáveis por indicar a equipe para o escanteio, tiro de meta e arremesso lateral; assinalar impedimento; acompanhar as substituições; indicar a ultrapassagem da bola na linha de fundo ou entrada no gol);
- dois árbitros assistentes adicionais;
- um árbitro assistente reserva;
- quarto árbitro;
- um árbitro assistente de vídeo (VAR);
- um assistente do árbitro VAR.

6. Duração do jogo
A duração faz parte de fundamentos e regras do jogo que podem sofrer alteração. São 2 tempos de 45 minutos, com um intervalo de, no máximo, 15 minutos entre eles.
Cada tempo pode ser prolongado para recuperar minutos perdidos com substituições, avaliações de jogador/a lesionado, paradas médicas, checagens do VAR e comemorações de gol.
Por isso, se você quer saber quanto tempo dura uma partida de futebol, considere o mínimo de 90 minutos de jogo, mais o intervalo e os acréscimos.
7. Início do jogo
Um tiro de saída é feito para iniciar cada tempo e partida após um gol. A decisão do time que o realizará é feita pelo árbitro quando lança uma moeda ao ar, onde cada lado dela representa as equipes, para revelar a posse do chute inicial. No caso do gol, fica sempre com o grupo que levou.
8. Resultado
De acordo com as regras de futebol, a equipe com maior número de gols é a vencedora. Os gols só são válidos quando ultrapassam completamente a linha de fundo (dentro da área da trave), desde que não haja nenhuma infração na construção da jogada.
9. Impedimento
O impedimento não é uma infração, mas uma posição. Ele acontece quando qualquer parte do corpo de um jogador ou jogadora está no campo do adversário mais próximo da linha de fundo do que da bola e do penúltimo oponente.
Um jogador/a também pode estar em posição de impedimento sem tocar na bola caso tenha influência na jogada, dificultando a movimentação de um defensor oponente ou atrapalhando a visão do goleiro, por exemplo.
10. Faltas
As faltas são infrações que os jogadores e jogadoras cometem e que são penalizadas com tiros livres ou pênaltis. Veja a lista com as principais:
- tocar a bola com a mão/braço deliberadamente, inclusive quando houver movimento da mão/braço em direção à bola (exceto o goleiro dentro da sua própria área penal);
- segurar (agarrar) um adversário;
- impedir o movimento de um adversário com ou sem contato físico;
- morder ou cuspir em alguém;
- arremessar um objeto para atingir a bola, um adversário ou um oficial de arbitragem.
11. Tiros livres
Os tiros livres diretos e indiretos são concedidos diante de uma infração e devem ser executados no local onde a falta ocorreu. Para cada um deles, há especificações quanto às distâncias permitidas entre os jogadores/as e a aplicação.
O tiro livre indireto, por exemplo, é concedido à equipe atacante por uma infração dentro da área de meta. Ele deve ser feito no ponto da linha da área de meta paralela à linha de fundo que for mais próxima ao local da falta.
12. Tiro penal
Mais conhecido como pênalti, o tiro penal é cobrado na grande área e representa a penalidade máxima do futebol. Nesse momento, todos os jogadores e jogadoras, com exceção do goleiro/a e de quem cobra, devem ficar a uma distância de, pelo menos, 9,15 m. O goleiro só pode se movimentar em defesa quando a bola for lançada.
13. Tiro de meta
O tiro de meta é marcado quando a bola ultrapassa a linha de fundo (chamada de linha de meta) completamente, tanto pelo chão quanto pelo alto, após tocar um atacante e um gol não ter sido marcado.
Um gol também pode ser marcado diretamente de um tiro de meta, mas somente contra a equipe adversária.
14. Arremesso lateral
O arremesso lateral é dado ao time adversário de quem tocou por último na bola antes de ela sair pela linha lateral. Os oponentes precisam ficar pelo menos 2 metros de distância. Se a bola tocar o chão antes de entrar em campo, o arremesso deve ser feito de novo.
Além disso, não é permitido marcar um gol diretamente de um arremesso lateral se a bola entrar na meta adversária ou do executante.
15. Escanteio
O escanteio, chamado oficialmente de tiro de canto, é concedido quando a bola ultrapassa a linha de fundo após tocar a equipe defensora por último, sem que um gol tenha sido marcado. Durante a execução, os adversários devem ficar a pelo menos 9,15 m da área de canto, até que a bola entre em jogo.
16. Substituições
Nas competições oficiais, as regras de futebol permitem até 5 substituições, sendo que ocorrem 3 oportunidades por partida. Também é permitido substituir jogadores/as durante o intervalo e na prorrogação.
Em cada competição, o regulamento deve indicar o número de substitutos que podem ser inscritos, sendo no mínimo 3 e no máximo, 12.
17. Cartões
O cartão amarelo (CA) é utilizado para advertir um jogador ou jogadora sobre uma falta ou infração moderada. Já o cartão vermelho (CV) é utilizado para a expulsão do jogo em infrações graves ou no segundo cartão amarelo de uma mesma partida.
Geralmente, jogadores/as só são expulsos por condutas violentas e perigosas. Quando o árbitro dá cartão vermelho, o jogador ou jogadora deve sair do campo imediatamente, não pode ser substituído/a e fica impedido de participar da próxima partida.

Como evitar faltas comuns?
Nas regras do futebol, as faltas podem levar a advertências, tiros livres, pênaltis e até expulsões. Por isso, siga as dicas abaixo para impedir essas ocorrências:
- mantenha sempre o controle emocional durante o jogo, evitando reações por impulso;
- foque sempre na bola e faça o esforço necessário para desviar do corpo do adversário;
- sempre que possível, evite entradas por trás, que têm alto risco de se transformarem em faltas;
- antecipe os movimentos adversários para acertar o tempo da disputa de bola;
- use os carrinhos como último recurso, principalmente próximo à grande área;
- mantenha uma boa comunicação com os companheiros de time e decida quem marca quem;
- nunca agarre, empurre com força, puxe pela camisa ou obstrua um adversário.
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