Swoosh: conheça a história do ícone lendário da Nike
O Swoosh está com a Nike desde que a marca nasceu. Conheça a história desse símbolo icônico.
A Nike é lembrada por diversos motivos. Entre eles, estão as tecnologias inovadoras dos tênis, a união do esporte e da moda e a quebra de paradigmas. Porém, independentemente de tudo isso, onde a Nike está, o Swoosh está.
O logotipo da Nike pode ser descrito como objetivo, icônico e histórico. Conheça a história da marca e do símbolo que é uma verdadeira joia.
Antes do Swoosh
A Nike nem sempre foi a Nike. Inicialmente, a marca era conhecida como Blue Ribbon Sports, nascida da mente de Phil Knight e do treinador Bill Bowerman. Ela foi apresentada em uma reunião de negócios no Japão em 1962, mas se tornou oficial em 1964, no estado americano de Oregon.
Durante a transição de um nome para o outro, Phil Knight conheceu e contratou Carolyn Davidson, uma estudante de design que mudaria a história da futura marca. O ano era 1971. Ele buscava reformular a empresa que tinha criado. Ela buscava outras fontes de renda para trabalhar mais com pintura a óleo.
Nasce a Nike e nasce o Swoosh
Quando Phil Knight decidiu transformar a BRS em outra empresa, precisava de um novo nome e um logo. O primeiro fator veio da mente do primeiro funcionário da Nike, Jeff Johnson, que se inspirou na deusa grega da vitória.
Então, só faltava o símbolo da Nike — e é aí que Carolyn entra em cena, com a missão de criar o logo da marca. A designer disse que o objetivo principal do empresário era que o desenho passasse a sensação de movimento.
Com essa instrução, ela criou o Swoosh e o apresentou a Knight. Imediatamente, ele não gostou muito do desenho. Porém, precisava do logo com certa rapidez, pois as atividades da Nike já tinham começado. Assim, aceitou o que Carolyn mostrou com a fala “vou gostar mais com o passar do tempo”.
Dito e feito: o logo não só agradou Knight como o mundo inteiro. A Nike tornou-se uma das empresas esportivas mais importantes do planeta, levando o Swoosh para os quatro cantos.
Swoosh antes de ser Swoosh
Agora, você sabe o que é o Swoosh, mas existe muito por trás da criação desse ícone. Antes de ele ser chamado dessa maneira, Carolyn o batizou de “The Stripe”, “A Listra”, em português.
A designer conta que Knight queria um desenho facilmente aplicável aos produtos, especialmente aos tênis. Então, ela fez alguns rascunhos com suas ideias, posicionando-os nos calçados para visualizar como ficariam.
Ao fim de 17,5 horas de trabalho, a designer tinha 5 ideias, incluindo a que se tornaria o Swoosh da Nike. Ao apresentar os desenhos para Knight, ela não teve nem tempo de aperfeiçoar o rascunho escolhido. Assim que a decisão foi tomada, o Swoosh foi enviado para Guadalajara, no México.
Ainda existem anotações feitas à mão por Carolyn sobre o design, mostrando como o logo deveria ser aplicado. Na época, a designer cobrou somente 35 dólares pela criação e continuou trabalhando para a Nike por muitos anos.
Significado do Swoosh
Em 1972, foi lançado o Nike Cortez, primeiro tênis comercial da Nike, estampando o Swoosh. A partir desse momento, o design de Carolyn Davidson virou parte de uma série de calçados, roupas, equipamentos, acessórios e momentos históricos que envolveriam a Nike.
Em 1983, a Nike convidou Carolyn para um almoço comemorativo. Lá, a designer foi recebida por diversos funcionários, incluindo o próprio Phil Knight, que a presenteou com um anel que levava o Swoosh.
A designer também recebeu ações da Nike e uma carta de agradecimento. A comemoração reconheceu a importância da criação de Carolyn para a marca. Porém, muita gente ainda pergunta o que significa o Swoosh.
Várias interpretações já foram feitas: desde as asas da deusa Νίκη até a representação de um checkmark. Não existe uma única resposta. O Swoosh é simplesmente a Nike, mais do que se imaginava que seria.
Faça parte da história da Nike
A história da Nike é fascinante. Continue acompanhando o Journal para saber cada vez mais sobre a marca! Aproveite a visita e torne-se um membro! Assim, você fica por dentro das novidades e faz parte dessa jornada incrível.