Conheça a história do futebol, o esporte mais popular do mundo
De certa forma, conhecer a história do futebol é conhecer uma parte fundamental da história do Brasil. De origem estrangeira, mas popular em todo o mundo, o esporte tornou-se um marco cultural brasileiro, por isso, estará sempre atrelado ao povo do país.
De certa forma, conhecer a história do futebol é conhecer uma parte fundamental da história do Brasil. De origem estrangeira, mas popular em todo o mundo, o esporte tornou-se um marco cultural brasileiro, por isso, estará sempre atrelado ao povo do país.
Hoje, o futebol reúne cerca de 5 bilhões de torcedores ao redor do mundo. Com tamanha popularidade, é comum que até quem não acompanha o esporte tenha curiosidade sobre como ele era. Então, saiba como esse fenômeno começou com o conteúdo da Nike, a seguir.
A origem não está (só) na Inglaterra
Muitas pessoas acreditam que a origem do futebol é a Inglaterra do século XIX. No entanto, mesmo que esse pensamento não esteja errado, também não está completamente correto.
Enquanto historiadores creditam a invenção do futebol moderno ao país europeu, há relatos muito antigos de esportes com premissas semelhantes. Há evidências de que sociedades gregas e chinesas jogavam algo parecido há mais de 2.000 anos.
A versão que parece mais próxima do futebol conhecido atualmente chama-se futebol escolar, ou folk football, em inglês. Apesar de ser praticado em outros países, como a França, o jogo era popular em vilas inglesas e festividades.
A versão antiga era violenta e incluía até socos nos oponentes como prática comum. Por esse motivo, foi rapidamente proibida pela realeza britânica, medida que se manteve por mais de um século.
Um esporte para todos
Independentemente das proibições durante a história do futebol, o jogo foi reconquistando os cidadãos europeus lentamente. Por volta do século XVIII, a Itália e a própria Inglaterra viram o jogo ressurgir nas ruas, para a infelicidade dos governantes.
Devido aos traços do folk football, os jogos costumavam criar caos nos espaços onde aconteciam. Por isso, foram novamente proibidos na década de 1830. De novo, a proibição não atrapalhou a popularidade do esporte.
Cerca de 10 anos depois, a primeira associação foi criada, focada em criar normas mais claras para o esporte, que ainda era muito semelhante ao rugby. A partir do momento que as universidades inglesas começaram a jogar entre si, a história do futebol e as regras entraram em cena.
O futebol conhecido hoje
Cada universidade tinha as próprias regras quando jogava futebol. Isso incentivou a necessidade da existência de um regulamento comum. Em 1843, a Universidade de Cambridge criou e espalhou as diretrizes para o esporte pelo país.
Em 1870, mais de 500 anos após o surgimento do folk football, o uso das mãos foi proibido (exceto para o goleiro). No ano seguinte, algumas associações de futebol da Grã-Bretanha decidiram criar uma competição entre os times da época, incluindo um troféu para o campeão.
Em 1872, a primeira partida internacional aconteceu entre Inglaterra e Escócia, resultando em um empate. Esse é um ponto importante sobre a história do futebol, pois o modo escocês é uma grande influência no ritmo de jogo visto até hoje, com passes e dribles.
Da Europa para o mundo
O primeiro jogo de futebol fora da Europa foi disputado na Argentina, no final do século XIX. O esporte foi trazido por ingleses imigrantes e era jogado quase exclusivamente por eles na América do Sul. Esse período marca quando o futebol surgiu no Brasil.
Indo de encontro com a própria origem, o futebol chegou ao país como um esporte da elite. Contudo, a população rapidamente se apropriou do jogo. Com a ajuda de Charles Miller, ele se tornou uma sensação.
Nascido em 1874, na cidade de São Paulo, com 10 anos, Miller fez um intercâmbio para a Inglaterra, onde conheceu o futebol. O brasileiro atuou no Corinthian Football Club, que inspirou a criação do Corinthians, anos depois.
Com 20 anos, Miller voltou ao Brasil, equipado com 2 bolas, 1 bomba de ar, 1 par de chuteiras, 2 camisas de futebol e 1 livro de regras. A partir daí, o Brasil e o esporte se tornaram um. Não à toa, o atleta é lembrado como quem trouxe o futebol para o Brasil.
O futebol como movimento
Não é um exagero dizer que a história do futebol se mescla com a própria história do Brasil. Há diversos exemplos de momentos políticos do país refletidos no esporte e até contestados por ele.
Um momento inesquecível foi a Democracia Corinthiana, que surgiu durante a Ditadura Militar carregando o lema “Ganhar ou perder, mas sempre com democracia”. Por conta da popularidade, o futebol também se tornou um meio de manifesto contra problemas da sociedade, tanto no Brasil quanto no mundo.
Ainda é possível ver isso atualmente. Até hoje, mulheres buscam espaço em um esporte com atletas e público majoritariamente masculino. Além disso, manifestações contra o racismo e a xenofobia são vistas em campo constantemente.
De um jogo pagão, considerado um problema para a sociedade, o futebol tornou-se uma forma de transformar o mundo em um lugar melhor para viver. Hoje, os times levam milhões de torcedores para os estádios em cada jogo, continuando a história com cada chute.
O futebol também faz parte de você
Assim como a história do futebol influencia o Brasil, você também pode influenciar a história do futebol. Conheça os equipamentos da Nike e aproveite o esporte que conquistou o mundo ao máximo!