Nike
TÊNIS DE CORRIDAEncontre o seu tênis ideal.Saiba Mais
Nike
CARTÃO PRESENTEpara presentes de última hora.Saiba Mais.
Nike
Black FridayConfira o calendário e fique por dentro dasOfertas
Nike
Flash Ofertas As Ofertas mudam diariamenteVeja aqui

Corrida e superação: como o esporte leva Alice Yuri a superar limites

A corrida requer a superação de desafios da mente e do corpo durante os treinos e as provas, resultando em inúmeros benefícios.

Imagem do autor

Equipe Nike Brasil

Publicado em: 01/07/2024

Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

A corrida muda a vida dos atletas e corredores amadores desde a primeira experiência, o que demonstra a capacidade do corpo de superar desafios. Alice Yuri começou despretensiosamente no esporte. Ao ultrapassar as próprias barreiras, ela conquistou os primeiros lugares em diversas provas. 

Os bons resultados nas provas não foram as únicas conquistas que o esporte proporcionou a ela. Assim como outros corredores, Alice Yuri sentiu mudanças na saúde física e mental, que ficaram fortalecidas para vencer novos desafios. A seguir, você conhece essa história inspiradora!

De amadora à corredora de maratonas internacionais

"Eu sou a Alice, atleta amadora, mas sempre com o sonho de me tornar uma atleta profissional". É assim que a corredora se apresenta. Ainda que não se reconheça profissionalmente, ela já tem um amplo histórico em nove anos participando de diferentes provas ao redor do mundo. 

Ela começou a correr em 2015 em uma prova de rua, mas ainda sem contato e experiência prévia com o esporte. Até o momento, ela conhecia apenas a São Silvestre e praticava futebol desde criança com o irmão e os amigos na rua em que morava. 

Por ser a única mulher jogando, ela não sentia tanto apoio. "Foi aí que eu quis participar da corrida, justamente porque eu via que todos podiam participar, e não dependia de um time, dependia só de mim", conta Alice.

A primeira oportunidade surgiu quando a empresa na qual ela trabalhava patrocinou um evento com trajeto de quatro quilômetros. Ela não tinha se preparado para participar da corrida, mas foi "na cara e na coragem": "Eu dei o meu máximo porque eu sempre fui competitiva, né? [...] Para minha surpresa, quando eu terminei a corrida, eles me chamaram para o pódio, mas na categoria de bancários".

A surpresa despertou um brilho no olhar pela corrida. Logo, ela teve apoio de um amigo do trabalho: "[Ele] Começou a falar 'nossa, você tem potencial, comece a treinar'. E eu ficava achando que estava puxando meu saco, mas eu realmente comecei a me dedicar com a ajuda dele". 

Dificuldades iniciais

Assim como os demais atletas, Alice Yuri sentiu dificuldade ao começar a correr. Ela conta que sentiu dores em todos os lugares do corpo pela falta de costume, mas ao superar os próprios limites, ela prosseguiu com os treinos. 

"Realmente fui pegando amor por esse esporte por meio da descoberta do quanto meu corpo era capaz, porque para nós, mulheres, já é algo difícil de a gente acreditar e se enxergar”, diz. 

Caminho na corrida 

corredora Alice Yuri seguiu com os treinos e as provas tanto pela cidade de São Paulo quanto em eventos internacionais. Na trajetória, destacam-se: maratona em Chicago em 2023, 10 km em Toronto e maratona de Sevilha no começo de 2024. 

Três corredoras treinando em São Paulo.

Esporte para todas as pessoas 

Alice sentiu-se acolhida pela corrida pelo esporte ser individual e democrático, em que todos podem participar, desde que não possuam restrições médicas. Ao notar que ele proporcionou melhora na saúde mental, após uma perda familiar, a corredora também incentivou a mãe. 

“Eu comecei a incentivar a minha mãe a correr, justamente para ajudar nessa fase. Ela realmente começou e corre até hoje”, compartilha. A mãe dela também deseja explorar as provas de rua, como a Nike São Paulo Run, em que a linha de chegada é o começo para a superação dos limites de cada participante. 

A modalidade oferece diferentes caminhos para os praticantes, que podem optar por corridas amadoras no dia a dia e nos eventos ou seguir carreira profissional. Para quem opta pela primeira possibilidade, os treinos podem ser feitos diária ou semanalmente, em parques, ruas e eventos. 

Os eventos organizados por marcas, como a Nike, possuem um cronograma completo para a preparação dos corredores. Há treinos organizados nas semanas e nos meses que os antecedem, feitos até com atletas profissionais. Sempre há dicas para tornar o processo positivo. 

O melhor de tudo são os diferentes percursos para cada prova, variando o trajeto e a distância, comumente dividida em 5 km, 10 km, 15 km, 21 km e 42 km (a famosa maratona). Assim, cada um escolhe o que se sente mais confortável e confiante, seguindo o próprio ritmo. 

Alice conta que, ainda que já tivesse uma rotina no esporte, sentia medo de correr longas distâncias e quase recusou um convite para a primeira maratona. “Eu não me sentia capaz de fazer isso porque realmente eu tinha essas questões de passar mal até para completar uma prova de 21 km. Então, eu não conseguia me imaginar correr 42 km”, diz. 

Deixando o medo de lado, ela se preparou intensamente para a maratona e a concluiu. "A maratona teve um significado importantíssimo na minha vida, não só na corrida como na minha vida pessoal, por essa questão de mostrar realmente o quanto nosso corpo é capaz". 

Apoio na corrida

Para quem deseja melhorar o rendimento, a assessoria é um apoio necessário. Os profissionais experientes são capacitados para guiar os treinos, identificando os pontos fortes e os que devem ser desenvolvidos pelos corredores, além de oferecer tratamentos físicos para a recuperação dos músculos e das articulações. 

Frutos colhidos pela corrida

“Sou muito grata por realmente persistir e já alcançar muitas coisas que, antes, eu nem imaginava que meu corpo seria capaz”, diz a corredora. Hoje, Alice Yuri é um dos grandes nomes no universo da corrida. Ela marca presença nas redes sociais, que acumulam mais de 100 mil seguidores que acompanham a rotina diária dela. 

A corredora compartilha experiências em provas, treinos e eventos do esporte, inspirando quem está iniciando e, principalmente, as mulheres: "Muitas pessoas falam: ‘nossa, eu amo sua história. Eu tô em um treino e, quando está muito difícil, eu lembro de você e consigo me superar’. Muita gente vem mandar mensagem falando que bateu recorde porque, na hora, lembra de mim, da força, das coisas que eu compartilho”. 

Com a corrida, ela também sentiu uma mudança positiva no corpo e na saúde, adotando novos hábitos alimentares e nutrindo-se adequadamente para as corridas. "Eu comecei a aceitar o meu corpo e a valorizar que eu realmente tinha que amar ele porque era ele que me fazia superar meus limites”, conta.

O que pode melhorar a experiência na corrida?

Além da alimentação equilibrada, a roupa adequada ajuda no desempenho na corrida. Alice veste peças da Nike para correr e beneficia-se das tecnologias inovadoras dos tecidos, como Dri-FIT, que é antissuor. Os tênis têm outras inovações que também ampliam o conforto e melhoram a performance.

O Alpha Fly 3 é um dos modelos que a corredora usa. Ele a acompanhou na maratona em Sevilha. A entressola mais larga para estabilidade é composta por três tecnologias: unidades Air Zoom para amortecimento, placa de fibra de carbono para impulsionar os passos e espuma ZoomX para maior velocidade.

Amplie seu desempenho na corrida com ajuda da Nike

Gostou de acompanhar a trajetória de Alice Yuri na corrida? No Nike Journal, você encontra outros conteúdos com dicas para melhorar seu desempenho e ter coragem para começar a correr. Se você quiser ter conforto em sua jornada, escolha as peças inovadoras da Nike! 


Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Leia também