Nike
TÊNIS DE CORRIDAEncontre o seu tênis ideal.Saiba Mais
Nike
CARTÃO PRESENTEpara presentes de última hora.Saiba Mais.
Nike
Black FridayConfira o calendário e fique por dentro dasOfertas
Nike
Flash Ofertas As Ofertas mudam diariamenteVeja aqui

Pisada pronada: o que é e como identificá-la na corrida

Cada pessoa tem uma forma de correr, envolvendo desde a postura do tronco até o modo dos pés tocarem o chão, que pode caracterizar a pisada pronada. Ela pode impactar o desempenho do corredor, que precisa de atenção redobrada à saúde.

Imagem do autor

Equipe Nike Brasil

Publicado em: 19/02/2024

Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Cada pessoa tem uma forma de correr, envolvendo desde a postura do tronco até o modo dos pés tocarem o chão, que pode caracterizar a pisada pronada. Ela pode impactar o desempenho do corredor, que precisa de atenção redobrada à saúde. 

Você sabe o que é pisada pronada e como ela influencia outras partes do corpo? A seguir, essas dúvidas são respondidas para você identificá-la e tomar os devidos cuidados.  

O que é pisada pronada?

Existem três tipos de pisada na corrida, que dizem respeito às partes de contato dos pés na superfície. Enquanto a neutra tem um desgaste uniforme, a pronada projeta o pé para o lado interno, tocando o calcanhar, rotacionando o tornozelo e impactando o dedão.

Ainda que a pronação dos pés seja natural ao longo da corrida, ela muda o centro de gravidade para um lado e causa sobrecarga. Como a simetria dos pés também é variável, cada pessoa pode ter um grau diferente e sentir mais ou menos impactos no corpo. 

A pisada pronada pode ser interferida pela técnica da corrida (cuja duração e percurso variam), pelo calçado usado no exercício (que pode não oferecer o suporte necessário para amenizar o impacto dos pés) e pela genética. O arco plantar, também conhecido como planta do pé, pode ser pequeno ou mais espaçado. Quando ele é reduzido, o impacto é naturalmente maior internamente.

Com tantas circunstâncias, é comum que os corredores façam a identificação sozinhos, mas precisem de ajuda profissional para saber quais fatores a influenciam. Ainda assim, para confirmar esse tipo de pisada, basta molhar o pé e pisar em uma folha de jornal, observando se o formato fica ampliado no canto interno. 

Outra dica é olhar o solado e a palmilha do tênis usado durante a corrida. Dependendo do tempo de uso, é possível notar os sinais da pisada para dentro pelo desgaste na borracha e pelo formato afundado do dedão do pé. 

Grupo correndo em estrada.

Quais são os efeitos dessa pisada?

Na pisada pronada, o peso não é distribuído por igual, mas intensificado em uma parte específica dos pés, que pode apresentar lesões por sobrecarga. A princípio, os pés podem apresentar esfolamento, bolhas e calos. Futuramente, o impacto pode ocasionar tendinites e joanetes. 

Outras consequências são a dor e o desconforto não só durante a corrida, mas nos momentos de repouso. Em 2013, 3 PhDs realizaram o The Framingham Foot Study a partir da observação de homens e mulheres com diferentes tipos de pisada. A conclusão da pesquisa foi que a pronada é relacionada às dores generalizada nos pés e no calcanhar do sexo masculino.

A sensação pode afetar os pés, as coxas e os joelhos. A mudança no eixo de gravidade leva ao uso de outras partes do corpo para compensar a sustentação. Consequentemente, também pode haver fadiga muscular durante o percurso e redução na velocidade.

Para evitar esses efeitos da pisada pronada, é importante ter acompanhamento de um ortopedista, preferencialmente, especializado na área esportiva. Ele solicita exames e indica os cuidados necessários durante a corrida, como evitar treinos intensos, descansar entre eles, fazer alongamentos para aliviar a tensão das articulações e usar calçado adequado. 

O que o tênis para essa pisada precisa ter?

É comum que alguns ortopedistas recomendem o uso de palmilhas antipronação. Elas possuem elevações para corrigir o alinhamento do tornozelo, evitar a sobrecarga do lado interno e dar sustentação à planta do pé. Com esses efeitos, a performance na corrida é retomada com conforto. 

tênis para pisada pronada também produz efeitos semelhantes graças ao design pensado para dar suporte aos pés. No geral, esse tipo de calçado deve ter a entressola mais espessa com tecnologias de amortecimento, espuma para estabilidade e solado resistente para não desgastar com facilidade.

Com amortecimento alto, o impacto dos pés em contato com a superfície e o gasto de energia são reduzidos, enquanto as articulações se mantêm protegidas. Isso é observado na espuma Nike ZoomX, leve, macia e reativa. O formato de gangorra proporciona estabilidade aos passos.

Ela está no Invincible Run 3, modelo que possui suporte alto para você alcançar passadas naturais e proteger os pés dos efeitos da pronação. Em complemento, o tênis também possui entressola mais larga para o equilíbrio e camadas mais altas de espuma para o conforto completo. 

Escolha do tênis na Nike

Na Nike, há diferentes modelos para proteger os pés durante a corrida e evitar os danos da pronação. Para encontrá-los, basta usar o guia de tênis para corredores, com filtros por finalidade e sensações, como amortecimento e suporte ideal para essa pisada. 

Se estiver em dúvida entre mais de um modelo, atente-se às descrições que indicam o nível de suporte, amortecimento e responsividade. Também há comparações entre os principais tênis de corrida a partir desses elementos.

Melhore suas pisadas com apoio da Nike

Tem pisada pronada e quer evitar os efeitos durante a corrida? Sinta a mudança na estabilidade, no suporte e no amortecimento desde o primeiro uso do tênis da Nike. Com as dicas do site, você não tem dúvidas em encontrar o modelo ideal para seus treinos!


Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Leia também