Esporte e estilo de vida: como o atletismo é vivido por Vanessa Sena
Conheça a história da promissora atleta Vanessa Sena, que se destaca com recordes no atletismo brasileiro.
Treinos diários, provas profissionais, viagens e mistura de sentimentos durante a trajetória rumo ao sucesso: essas são apenas algumas partes da realidade dos atletas que escolhem o atletismo, como Vanessa Sena, uma jovem que já conquistou o próprio espaço no esporte com poucos anos.
Desde cedo, a atleta brasileira dedica-se a construir uma carreira sólida. Ela se destaca cada vez mais entre os nomes do atletismo. Em conversa com o time da Nike, ela contou mais sobre suas experiências, que servem de inspiração e motivação. Fique por dentro a seguir!
Conheça a atleta Vanessa Sena
Vanessa Sena dos Santos é um dos principais nomes do atletismo brasileiro, mais precisamente das disputas de 100 m e do salto em distância. Ambas as provas já renderam grandes conquistas a ela, como as medalhas de ouro durante o Campeonato Brasileiro Sub-20 e os Jogos Sul-Americanos da Juventude, na Argentina.
Essas conquistas são frutos do trabalho diário, feito em parceria com o treinador Alexandre Moratto no Centro Olímpico de São Paulo. O local é ideal para os treinos das duas modalidades em que ela compete, já que possui duas áreas para salto em distância e uma pista de atletismo certificada pela World Athletics.
Atualmente, ela treina diariamente e possui uma rotina voltada para as provas em competições mundiais. “Hoje em dia, o esporte está completamente na minha vida e é uma das coisas que eu mais amo. [...] É uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida”, conta Vanessa Sena.
Ainda que essa seja a realidade atual da atleta, nem sempre o esporte foi uma paixão dela, que o vivenciava no dia a dia da escola desde os 12 anos. “No começo, acho que eu sempre falo isso, é que eu realmente não gostava muito de fazer atletismo, de correr, nem de saltar. Não gostava e não me agradava. Mas, com o passar do tempo, eu comecei a gostar”, diz.
O afeto pelo esporte foi desenvolvido com as participações em competições estaduais e torneios, que tinham mais pessoas do meio. A virada de chave foi definitiva quando ela conquistou o primeiro lugar em uma prova e começou a "ter um gostinho a mais com o atletismo", como ela conta.
Quais são os próximos passos na carreira da atleta?
Atualmente, Vanessa Sena está caminhando para o maior evento poliesportivo do mundo e outras competições em paralelo. "Eu sou sub-20. Eu tenho o Mundial, o Sula e participo de competições sub-23, que têm sul-americano e por fora na Alemanha. Estamos treinando bem para poder entrar em todas", compartilhou a atleta para a Nike.
O que faz parte da rotina de um atleta profissional?
Vanessa Sena já adianta: “treinar é difícil e é complicado, mas quando a gente ama, a gente faz”. Essa é a realidade de quem escolhe seguir o esporte para além de um passatempo. Os treinos precisam ser feitos todos os dias, acompanhados de um treinador experiente e um local adequado, que permita a prática semelhante a dos dias de prova.
A constância é chave, mas ela só se mantém fortalecida quando o corpo e a mente estão alinhados. Afinal, além de boas noites de sono e bom condicionamento físico, o lado psicológico impacta o rendimento dos atletas, que sentem a ansiedade, o medo e a insegurança amplificados.
“Tem momentos que a gente pensa ‘nossa, eu não aguento mais’. Mas quando eu estou praticando esporte e estou dentro da pista, parece que todos os problemas somem. Os pensamentos de desistir também somem, e essa chavinha vai virando”, conta.
Os treinos são essenciais para melhorar a resistência, a velocidade e os saltos, que funcionam em conjunto durante as provas. Com o treinamento, também é possível notar as dificuldades e descobrir os pontos fortes. Ao superarem os desafios, os atletas ganham mais confiança para enfrentar as disputas.
Como manter a motivação diariamente?
Cada atleta tem uma forma de levar o dia a dia com mais leveza, e a de Vanessa é a descontração nos treinos. “Eu me divirto tanto nos treinos quanto na competição. Eu acho importante você estar ali para fazer o que você tem que fazer, mas se divertir também. [...] Mesmo quando eu estou muito nervosa, eu tento me divertir para dar uma relaxada”, diz.
Essa sensação se torna ainda maior quando os atletas têm um ao outro no dia a dia. Juntos, eles podem superar as dificuldades, amenizar as preocupações, compartilhar momentos felizes e diminuir a tensão na preparação para as provas.
Vanessa conta que ela tem um grupo unido e que julga essa ajuda importante, pois a união não os deixa abalar. “Independente se está em um dia bom, se está em um dia ruim, sempre um tenta levantar o outro, e a gente se anima”.
Quando existe contato com outros atletas mais experientes, a motivação também é mantida, já que eles podem orientar e dar dicas das provas. Mais que isso, as conversas com quem passou por situações semelhantes proporcionam compreensão e acolhimento.
Pensar nos sonhos
Ao pensar nos objetivos para a carreira, sempre existe um motivo para continuar treinando e superando-se para alcançar a vitória. Para muitos atletas, por exemplo, a melhora na qualidade de vida pessoal e familiar é um dos principais desejos.
“Meu sonho dentro do esporte é ser uma campeã olímpica, tanto nos 100 m ou só na distância. Ou se um dia eu mudar de prova, independente de qual for, é ser uma campeã olímpica. E o meu sonho fora do atletismo é estar sempre com a minha família unida e conseguir dar uma boa condição para eles viverem”.
Apoio dos familiares
Além dos amigos e dos parceiros de treino, o dia a dia fica mais alegre quando a família é uma base de apoio mesmo com a distância. Quando os atletas participam de competições, é comum que eles viajem constantemente ao redor do mundo.
“No começo, quando eu comecei a viajar para fora, para participar de [campeonatos] brasileiros, a minha família ficou bem insegura porque eu não ia viajar com eles, era com os atletas e os treinadores, mas sempre tive apoio deles e sou a minha maior torcida”, conta Vanessa.
Acompanhe mais histórias e dicas do esporte no site da Nike
Vanessa Santos é um exemplo para quem corre e sonha em dedicar a vida ao esporte. Se esse é o seu desejo, acompanhe histórias inspiradoras no Nike Journal, em que você também encontra dicas para facilitar os treinos do dia a dia.