Como correr mais rápido: 6 dicas que melhoram a performance
Se você quer melhorar seu desempenho para bater seus recordes ou sair na frente dos adversários nas provas, é hora de saber como correr mais rápido. Esse desafio não é fácil, mas pode ser conquistado com foco, determinação e técnicas de resistência treinadas diariamente.
Se você quer melhorar seu desempenho para bater seus recordes ou sair na frente dos adversários nas provas, é hora de saber como correr mais rápido. Esse desafio não é fácil, mas pode ser conquistado com foco, determinação e técnicas de resistência treinadas diariamente.
Com as seis dicas para correr mais rápido indicadas pela Nike, você prepara o seu corpo para resistir ao cansaço e estar protegido enquanto novas distâncias são alcançadas. Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo e seguir as sugestões aos poucos, com a ajuda de especialistas, se for necessário!
Como aumentar a velocidade nas corridas
Apesar da execução das técnicas e dos exercícios dificultar o processo, saber como correr mais rápido não é tão complexo quanto parece. Com a repetição das dicas abaixo, você pode obter melhores resultados nas corridas e alcançar longas distâncias em menos tempo.
Tenha consistência
Para Chris Bennett, head Nike Running Global Head Coach, a verdadeira velocidade começa com a resistência, aliada à consistência dos treinos. A resistência leva você a correr mais rápido e finalizar os trajetos nos momentos mais importantes.
Para o especialista, isso pode ser construído ao correr pelo menos uma vez por semana, em uma velocidade confortável e em um trajeto mais longo que o habitual, condicionando o corpo a ir longe sem cansar.
Faça treinos específicos
Para correr mais rápido, você deve impulsionar a velocidade do seu corpo. Isso é possível com os diferentes treinos para corrida, como o sprint e o intervalado. O primeiro é usado em maratonas de longa distância, em que o corredor inicia na velocidade máxima e a mantém em todo o percurso.
Já o segundo é um dos exercícios para correr mais rápido com pausas. Como o nome indica, você deve correr intensamente por um período e, em seguida, caminhar. A partir disso, o corpo ganha mais resistência aos poucos e descansa entre os percursos.
Simule as provas
Por ser bastante intenso, é importante que o treino intervalado seja feito somente uma vez na semana e evitado em situações de cansaço para diminuir o risco de lesões. Em uma frequência maior, outras técnicas para correr mais rápido podem entrar em ação, como o tempo run.
Essa prática simula uma prova em séries de paces em progressão, começando em um ritmo confortável, seguido de um moderado e de mais velocidade. Para os corredores iniciantes, a proporção é de 70% de moderado e 30% de rápido. Para os demais, a divisão é pela metade.
Melhore seu condicionamento físico
Para melhorar o desempenho na corrida, também é necessário preparar o corpo com outros exercícios de força e resistência, como os agachamentos, as flexões, os burpees e saltos na caixa. Eles trabalham a potência muscular e o condicionamento cardiorrespiratório, o que é ideal para manter o ritmo ao correr rápido.
Eles ajudam a deixar os músculos inferiores menos expostos às lesões e os superiores com uma postura que favorece a execução da corrida, já que a posição do tronco influencia a estabilidade. Para não se lesionar acidentalmente, execute os movimentos de acordo com instruções profissionais.
Use o rolo de liberação miofascial
Para aprender como correr mais rápido, outra técnica pode ser usada: a liberação miofascial com rolo. O objeto de espuma alivia pontos de tensão muscular, previne lesões, alivia dores, aumenta a mobilidade e a flexibilidade.
Coloque-o em cima de um tapete de borracha (como o de yoga) enquanto repousa o corpo, mantendo contato na região a ser trabalhada. Se a parte posterior precisa desse exercício, por exemplo, as costas devem estar em contato com o objeto, a partir do movimento de vai e vem, impulsionada pelos joelhos, que vão para frente e para trás.
Use calçados leves
Entre as dicas de como correr mais rápido, a vestimenta adequada não pode ficar de fora! O tênis de corrida deve ser leve para os pés se movimentarem com facilidade e velocidade. Eles precisam de tração na superfície, por isso, opte por modelos específicos para esse esporte.
Na Nike, os calçados surpreendem pela leveza, ainda que tenham diferentes tecnologias para suporte, amortecimento e responsividade. Entre algumas estruturas que proporcionam flexibilidade e estabilidade, estão as espumas ZoomX e React. Elas são macias e ágeis para manter os pés confortáveis em longos trajetos.
As unidades Zoom Air também contribuem para o amortecimento com maior energia. Elas se comprimem em contato com o solo e, rapidamente, retornam para o formato original, dando impulso para os próximos passos. Essa propulsão é complementada em alguns modelos, como o Alphafly, pela placa de fibra de carbono, que suaviza as passadas.
Supere suas barreiras e vá mais longe com a Nike
Ao saber como correr mais rápido, você já pode seguir as dicas e contar com a ajuda da Nike. Além de comprar um tênis adequado para velocidade, você pode fazer o download do aplicativo Nike Run Club para monitorar ritmo, distância e frequência cardíaca em seus treinos ou dividir os trechos para controlar a rapidez.