Artes marciais: 5 modalidades para conhecer e praticar
Conheça as principais modalidades de luta e combate que trazem benefícios para a saúde.
As artes marciais são conhecidas pela prática voltada para a defesa pessoal. Porém, elas também são alternativas de lazer na rotina atarefada. Entre os benefícios que elas oferecem ao corpo e à mente, estão a tonificação dos músculos e a melhora no humor ao longo do dia.
É hora de conhecer os outros motivos que fazem a popularidade das artes marciais crescer com o passar dos anos. Ao saber tudo sobre elas, você pode até começar a praticar uma delas!
O que são artes marciais?
A primeira coisa que você precisa saber é: o que são artes marciais? O termo "marcial" refere-se aos ensinamentos de Marte, o Deus da Guerra na mitologia greco-romana. A palavra "arte" diz respeito às técnicas usadas para realizar um ofício. A expressão significa as habilidades de lutar e guerrear.
Apesar de ter relação com a guerra, a expressão ganhou diferentes sentidos no mundo ocidental, principalmente pelas produções hollywoodianas. Porém, esse conjunto de técnicas não é voltado para o ataque, apenas para a defesa dos praticantes.
Com tantas interpretações, é comum que as pessoas tenham dúvida sobre qual é a diferença entre lutas e artes marciais. A resposta é simples e parte do conceito já abordado: as lutas são voltadas para o embate corporal, enquanto as artes focam na técnica, na disciplina, no autocontrole e na defesa do contexto da guerra.
A partir dos fundamentos das artes marciais surgiram esportes de combate com ideias semelhantes, como a luta olímpica, o boxe, o judô e o tae kwon do. Cada um tem propósitos diferentes e origens distintas, além do Japão e da China, como muitos acreditam.
Conheça alguns tipos de artes marciais
Se você pensa em praticar artes marciais para colocar o corpo em movimento e desenvolver disciplina, é interessante conhecer algumas modalidades. Veja oito delas e as diferentes origens ao redor do mundo a seguir!
1. Jiu-jitsu
Esse é um dos tipos de artes marciais desenvolvidas no Japão. Ela foca na defesa pessoal e no controle do adversário. Os golpes são feitos com intuito de imobilizar o oponente. Ainda que seja uma prática intensa, ela não é focada na violência. Por isso, socos e chutes não são permitidos.
Os atletas dessa modalidade são categorizados em faixas coloridas, que os diferenciam por idade e nível de complexidade atingido nos combates. A inicial é a branca. A azul fica a um nível acima, seguida pela roxa e pela marrom. A preta representa o nível mais alto de conhecimento, habilidade e dedicação ao esporte.
2. Muay thai
Essa arte marcial vem da Tailândia. A origem foi a forma de defesa dos agricultores no período de guerras e invasões. Em vez de usarem espadas e punhais para evitar ferimentos graves, eles se defendiam com chutes, joelhadas, socos e outros movimentos corporais.
O muay thai é conhecido como a arte das oito armas por combinar movimentos a partir de oito partes do corpo: os dois pés, os dois punhos, os dois cotovelos e os dois joelhos. Para a proteção, durante os treinos, os atletas utilizam luvas, caneleiras, cotoveleiras, protetor genital e bucal.
3. MMA
A sigla representa as Artes Marciais Mistas criadas no Brasil, um esporte de contato que une diversas técnicas de modalidades de combate. Entre os estilos de luta, estão os que usam os princípios do boxe, do jiu-jitsu, do judô, do karatê, do kickboxing e de muitos outros.
Essa é uma variação de maior intensidade que possui quatro possibilidades de vitória: finalização (desistência), nocaute (adversário inconsciente), nocaute técnico (interrupção pelo árbitro após golpe traumático) e decisão dos jurados.
4. Boxe
O boxe é uma das modalidades desenvolvidas no Egito, mas que tomou forma na Grécia, sendo um dos esportes dos jogos da cidade. Antigamente, os praticantes usavam apenas pedaços de couro para proteger as mãos. Atualmente, a proteção é feita por luvas acolchoadas, protetor bucal e genital.
O esporte é dividido em categorias pelo peso e pelo gênero do lutador. As categorias femininas, por exemplo, são: mosca (até 51 kg), leve (até 60 kg) e meio-pesado (até 81 kg). Já as masculinas começam em mosca-ligeiro (até 49 kg) e vão até superpesado (acima de 91 kg).
5. Karatê
Essa arte marcial tem origem na ilha japonesa de Okinawa, quando ela ainda pertencia à China. Ela utiliza conceitos espirituais e técnicas sem armas, apenas com golpes com as mãos, os pés, os cotovelos e os joelhos em bloqueios e agarrões. O intuito é a autodefesa e a manutenção da saúde.
Inicialmente, ela era ensinada de forma secreta. Após a Segunda Guerra Mundial, ela se expandiu pelo mundo. No Brasil, foi trazida pelos imigrantes japoneses que chegaram no começo do século XX.
Quais são as vantagens de praticá-las?
Ao fazer aula de artes marciais para lazer ou profissão, a principal vantagem é a tonificação dos músculos. Isso acontece porque todo o corpo se movimenta para a defesa ou o ataque.
A coordenação motora e a noção corporal também são melhoradas, já que o lutador deve dominar as execuções precisas para se defender e ter bom reflexo contra os golpes. Simultaneamente, a flexibilidade é trabalhada durante os golpes.
A saúde mental é outro benefício. O estresse é reduzido com a prática constante. Espera-se que o praticante alcance equilíbrio emocional. Durante os embates, é preciso manter o foco e ter autocontrole, evitando que as emoções prejudiquem o desempenho.
Ainda que não sejam praticadas de forma amadora, as diferentes modalidades representam uma mudança de vida. Na rotina agitada de trabalho e estudo, por exemplo, os treinos são medidas de autocuidado a partir da desconexão com os problemas.
Saiba mais sobre os esportes na Nike
Gostou de conhecer as artes marciais e quer saber mais sobre outros esportes? Continue acompanhando os conteúdos do Nike Journal! Se tiver interesse em praticar uma das modalidades, conte com as peças da Nike para treinar todos os dias com conforto!