Nike
TÊNIS DE CORRIDAEncontre o seu tênis ideal.Saiba Mais
Nike
CARTÃO PRESENTEpara presentes de última hora.Saiba Mais.
Nike
Black FridayConfira o calendário e fique por dentro dasOfertas
Nike
Flash Ofertas As Ofertas mudam diariamenteVeja aqui

Música de treino: quais são as vantagens de ter uma playlist?

Algumas pessoas não conseguem se exercitar sem escutar uma playlist e manter a mente distraída dos sons ambientes. Contar com uma seleção de música de treino colabora para manter a animação durante os exercícios, principalmente quando eles são realizados em momentos de cansaço.

Imagem do autor

Equipe Nike Brasil

Publicado em: 12/04/2024

Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Algumas pessoas não conseguem se exercitar sem escutar uma playlist e manter a mente distraída dos sons ambientes. Contar com uma seleção de música de treino colabora para manter a animação durante os exercícios, principalmente quando eles são realizados em momentos de cansaço. 

Porém, será que a música é apenas uma forma de distração para o cérebro? Todas as canções possuem o mesmo efeito no treino? Descubra no conteúdo a seguir! Aproveite para montar uma playlist para treinar no dia a dia, independentemente da modalidade esportiva!

Contribuição de Beatriz Romano

Beatriz Romano em treinos.

Paulistana de 26 anos, influenciadora digital e apaixonada pelo mundo da corrida e bem-estar.

Quais são as vantagens de treinar com música?

Se você não consegue se exercitar em silêncio, já deve imaginar que a música faz toda a diferença para o bem-estar. Inconscientemente, o corpo relaxa com o estímulo sonoro — apenas uma das vantagens que ele proporciona. 

“A música no treino tem um poder muito grande de motivação. É muito legal quando podemos compartilhar nossas tracks preferidas e conhecer novas. Minha ideia de criar uma playlist com meus seguidores foi justamente para ser mais um canal de incentivo e ampliar a cultura: eu, que sempre corri ouvindo hip hop, descobri que um rock também cai bem!”, diz a influenciadora Beatriz Romano.

Amplia a motivação

Uma música animada para treinar amplia a motivação a cada exercício. As batidas empolgantes e a letra interessante mantêm a energia constante ao longo do exercício, dando adeus à preguiça, principalmente pela manhã ou ao final de um dia cansativo.

Melhora o humor

O humor melhora gradualmente com a música de treino de um artista favorito, por exemplo. O exercício reduz os níveis de estresse e ansiedade, liberando os hormônios da felicidade e do prazer, como a serotonina, a endorfina e a dopamina. 

Regula o ritmo dos movimentos

A batida da canção ajuda na coordenação e no ritmo dos movimentos, uma vantagem para os treinos da academia, em que os músculos precisam estar em sincronia. Para sentir isso na prática, realize o mesmo exercício com músicas de diferentes ritmos, identificando aquele que favorece o seu desempenho.

Alivia a dor

De acordo com estudos, a música libera endorfina a ponto de reduzir os níveis de dor. Ao ser considerada um analgésico natural, ela distrai diante dos desconfortos em exercícios de progressão de carga, como na musculação e no crossfit, assim como em provas de resistência, como na corrida.

Reduz a percepção do esforço

Segundo especialistas, a música de treino pode reduzir a percepção de esforço em 5%. Isso acontece porque o foco está mais na melodia que na execução do movimento, que costuma ser automático. O efeito é reduzido somente quando a intensidade da atividade física é maior.

Aumenta a concentração

A música isola as distrações, como os sons ambientes e as conversas paralelas, durante a prática de atividades físicas. Existem playlists voltadas exclusivamente para a concentração a partir de frequências que ampliam o foco.

Pessoa mexendo no celular enquanto treina.

Como escolher a música de treino

Não há segredos para escolher uma música de treino que proporcione os benefícios anteriores. Existe uma infinidade de opções de acordo com as preferências pessoais. Se você precisar de ajuda, coloque as dicas listadas abaixo em prática.

Artistas favoritos

A melhor pedida para uma playlist de treino é o seu artista favorito. Entre diferentes álbuns, é possível escolher músicas de estilos e ritmos variados, que estimulam a animação e a motivação durante os exercícios.

Batidas e ritmos

Como as batidas e os ritmos ajudam a coordenação, a melhor música para malhar é aquela que combina repetições de sons e melodia agitada, encontrada no gênero eletrônico. O funk, o rap e o rock também têm padrões semelhantes. 

Tipo de exercício 

O tipo de exercício, a intensidade e o momento do treino também ajudam a escolher a playlist ideal. Uma música para cardio de alta intensidade, por exemplo, deve ser mais agitada que uma dedicada ao final do treino, quando o corpo já pode voltar a um estado mais calmo.

Recomendações 

Use as recomendações de aplicativos se você não tiver mais ideias de música para treinar musculação, correr, praticar crossfit e outras modalidades. Diferentes filtros reúnem os gêneros desejados. A opção aleatória apresenta novidades. 

Treine com a Nike no dia a dia

Você já sabe como escolher música de treino, mas precisa de ajuda para ampliar o seu desempenho nos exercícios? Com o Nike Training Club, você tem acesso a diversas aulas gratuitas, de diferentes esportes e níveis de condicionamento. Os desafios ainda mantêm a sua motivação em dia e incentivam você a superar metas.

Faça o download na App Store ou na Google Play, cadastrando-se para ter acesso a outras funcionalidades. Enquanto o aplicativo for utilizado, sua playlist continua tocando normalmente para manter a sua animação nas alturas!


Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Leia também