Bike spinning: saiba como montar uma rotina de exercícios
Conheça tudo sobre bike spinning, uma ótima opção de exercício para a rotina corrida.
A bike spinning tornou-se um sucesso entre quem procura uma nova rotina de exercícios para os treinos. Com a ajuda de um profissional, é possível montar uma sequência que une saúde e diversão.
Neste conteúdo sobre bike spinning, você vai conhecer um pouco das vantagens do equipamento e de dicas para montar o seu treino. É sempre importante consultar um profissional para receber indicações de atividades para o seu físico.
O que é bike spinning?
A bike spinning é muito utilizada por atletas de alto nível, que desejam praticar atividades sem sair de casa, principalmente quando as temperaturas estão extremas. O equipamento é bem semelhante às bicicletas usadas fora de casa. Normalmente, conta com mecanismos para ajuste da intensidade do exercício.
Com esse tipo de bike, é possível simular percursos outdoor, por exemplo. Porém, ela não possui programas pré-elaborados. Então, a presença de um profissional é importante para os treinos.
Bike ergométrica x bike spinning
Você sabe a diferença entre treinar com bicicleta ergométrica ou de spinning? A primeira oferece um treinamento cíclico com pouco impacto e aumento progressivo da carga aplicada. Ela pode ser encontrada na versão horizontal e vertical.
Já a bike spinning é mais indicada para treinos que simulam o ciclismo. Isso significa que ela é mais fácil para quem tem essa experiência prévia. Porém, com o treinamento correto, todos podem usá-la.
Quais são os benefícios de treinar com a bike spinning?
O spinning gera alto gasto calórico. Dependendo da duração e da intensidade do exercício, é possível perder muitas calorias de maneira saudável e com o equilíbrio ideal para evitar fadiga desnecessária.
A bicicleta de spinning também é uma ótima opção para eliminar o estresse do dia a dia. Justamente permitir exercícios mais intensos, ela estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.
Fazer spinning em casa ou na academia também melhora o condicionamento físico e cardiovascular. Além disso, estimula a musculação. Dependendo da rotina de treino, o exercício não afeta as articulações e os joelhos, caso você tenha algum problema nessas regiões.
Além das vantagens do spinning para o corpo, há a praticidade de exercitar-se sem sair de casa. Afinal, o equipamento pode ser adquirido e colocado no lar sem problemas, trazendo mais facilidade para a rotina de exercícios mesmo na correria diária. Uma dica é verificar o peso suportado pela bike antes da compra.
Resistência da bike
A resistência controla a intensidade do pedal. Ela é importante porque influencia o exercício de bike spinning. Existem dois tipos: mecânico e magnético.
O primeiro faz barulho durante a pedalada e demanda mais cuidado na manutenção. Já o segundo é silencioso e dá mais precisão para o ajuste da carga.
Como montar um treino com a bike spinning?
Sabendo o que é spinning e quais benefícios a prática gera para a saúde, o próximo passo é montar um treino com base nesse tipo de exercício. Ao consultar um profissional, provavelmente você vai realizar exames para entender o seu quadro e determinar a intensidade e tempo da atividade.
Existem várias opções de treinos de bike spinning:
- intervalado: trabalha picos de intensidade em um tempo cronometrado;
- endurance: segue um ritmo padrão para toda a pedalada;
- força: foca em aumentar o ritmo ao longo do exercício;
- alta intensidade: simula uma corrida real, trabalhando a meta para completá-la;
- fartlek: une todos os estilos, variando-os.
Ao realizar qualquer tipo de exercício com a bike, preste atenção à altura do banco e do guidão, assim como à distância entre o guidão e o banco. Também se certifique de que os seus pés estão bem presos ao pedal.
Encontre roupa para treinar spinning na Nike
Agora, você já sabe tudo sobre bike spinning. Na Nike, você encontra roupas e calçados para iniciar um novo treino. Acesse e monte looks confortáveis para a rotina.