Nike
TÊNIS DE CORRIDAEncontre o seu tênis ideal.Saiba Mais
Nike
CARTÃO PRESENTEpara presentes de última hora.Saiba Mais.
Nike
Black FridayConfira o calendário e fique por dentro dasOfertas
Nike
Flash Ofertas As Ofertas mudam diariamenteVeja aqui

Saiba o que comer depois do treino

A refeição pós-treino é essencial para a manutenção do organismo e faz toda a diferença na rotina de exercícios físicos.

Imagem do autor

Equipe Nike Brasil

Publicado em: 28/05/2024

Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

A alimentação é um dos fatores que mais impactam a saúde e os resultados da rotina de treinamento. A escolha dos alimentos é essencial para o desempenho durante os exercícios e para a recuperação após as atividades, quando o corpo precisa de nutrientes e proteínas. Porém, você sabe o que comer depois do treino?

Vários alimentos pós-treino podem entrar na sua rotina, independentemente se ela for focada na manutenção da saúde, na preparação para um esporte ou em outros objetivos específicos. Anote as dicas e coloque-as em prática para repor suas energias. 

É realmente necessário comer depois do treino?

Além de ter dúvida sobre o que comer depois do treino, muita gente questiona se essa refeição é realmente necessária. A resposta é sim. Ao consumir os alimentos certos, você tem ajuda para ganhar massa muscular e acelerar a recuperação, principalmente em treinamento de alta intensidade. 

Durante a execução dos exercícios, independentemente da modalidade esportiva, o organismo gasta a energia acumulada, obtida pelos alimentos. Ao esgotar, ela precisa ser reposta para evitar que o corpo utilize a glicose dos tecidos musculares como alternativa, o que resulta na perda de massa magra. 

Quando você opta por comer depois do treino, o seu corpo reabastece as fontes energéticas e pode restaurar os tecidos trabalhados. Isso melhora a sensação de bem-estar ao longo do dia, pois a disposição e a força passam a ser maiores.

Não há um tempo definido para fazer a refeição após as atividades físicas. O ideal é que não tarde a ponto de alcançar o horário das refeições fixas do dia, como o almoço e o jantar. Por isso, opte por alimentos práticos, rápidos de preparar e consumidos, no máximo, uma hora depois do treino. 

Existe uma porção específica que deve ser consumida no pós-treino?

O que comer depois do treino e quanto consumir depende do plano alimentar de cada pessoa. Quem quer perder peso, não ingere a mesma proporção de alguém que quer ganhar massa, por exemplo. Por isso, o acompanhamento feito pelo nutricionista é essencial. O especialista personaliza a alimentação de acordo com as necessidades individuais. 

Imagem de pessoa treinando

Quais alimentos são bons para o pós-treino?

Como cada pessoa tem necessidades distintas, não existe uma fórmula mágica para definir o que comer depois do treino. Alguns alimentos são recomendados pelas vantagens que oferecem ao corpo em termos nutricionais. Veja alguns exemplos.

Ovo

Não sabe o que comer pós-treino, mas quer uma opção prática? Escolha o ovo, uma fonte de proteína de baixo custo e que ajuda na fixação do cálcio nos ossos. Ele reduz as chances de lesões sérias durante os exercícios, desde que a execução também seja correta.

Iogurte

Essa é mais uma fonte de proteína, mas precisa ser escolhida com cuidado, pois existem versões gordurosas, que desaceleram a digestão e a absorção dos carboidratos. Nesse caso, as mais recomendadas são as baixas em gordura e açúcar, como as naturais, que combinam com frutas e aveia. 

Pão integral 

Quem está em busca de o que comer pós-treino para emagrecer costuma encontrar o pão integral como sugestão. Ele é uma fonte de carboidrato leve, que tem mais fibras, estruturas responsáveis por aumentar a saciedade e o funcionamento do intestino.  

Banana

A banana é uma das principais recomendações para quem quer saber o que comer no pós-treino para ganhar massa. A fruta é rica em carboidratos e potássio, tendo efeito energético para os músculos e favorecendo a contração muscular. 

Frango

O frango não poderia ficar de fora, já que é considerado um dos alimentos clássicos na dieta de quem pratica atividade física. Ele é uma fonte de proteína magra, que fornece aminoácidos que favorecem a resistência e a construção muscular.

Batata-doce

A batata-doce repõe os níveis de glicogênio (fonte de energia) e combate os níveis altos de oxidantes produzidos nos exercícios. Ela também diminui a sensação de cansaço e as dores depois do treino

Quais alimentos evitar depois do treino?

Saber o que não comer depois do treino é fácil: alimentos de baixo teor nutritivo, ricos em açúcar e gordura. Aqueles servidos em fast foods são exemplos que englobam essas três características. Muitas vezes, eles são escolhidos pela rapidez durante a rotina agitada.

Eles devem ser evitados de forma geral, não apenas por quem está em processo de emagrecimento. Por serem alimentos gordurosos, eles dificultam a digestão e elevam o colesterol ruim, que se acumula nas paredes das artérias e pode causar doenças cardiovasculares.

O açúcar é outro item que deve ser reduzido por deixar o metabolismo mais lento e influenciar a digestão. Quanto mais rápido for o metabolismo, mais rápido o corpo vai emagrecer. A depender do objetivo da dieta, essa consequência contribui para os efeitos já alcançados no treino.

Saiba tudo sobre vida fitness com o Nike Journal

Gostou de saber o que comer depois do treino? No Nike Journal, você encontra outras dicas para atividades físicas, assim como roupas adequadas para diferentes modalidades esportivas. Confira as opções no site para sentir seu conforto e sua performance elevados.


Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Leia também