Benefícios da natação: 8 vantagens da modalidade esportiva
Saiba como o esporte pode fazer bem para a saúde mental e física.
Se você está pensando em começar a nadar, saiba que a lista de benefícios da natação é longa. A modalidade promove melhora geral na saúde do corpo e da mente, trazendo diversos impactos positivos para quem a pratica.
A seguir, a Nike mostra quais são os benefícios da natação e como iniciar a prática com segurança. Aproveite!
Por que escolher a natação?
A natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, o que a torna muito democrática. Não importa se a sua intenção é começar a movimentar o corpo ou complementar outros treinos, essa atividade física é acessível.
A natação também tem baixo impacto. Isso significa que ela reduz o estresse nas articulações, sendo ótima opção para pessoas com lesões prévias ou condições médicas que limitam a prática de exercícios.
Outro ponto positivo é que a modalidade também desenvolve habilidades que podem salvar vidas. As técnicas aprendidas durante as aulas reduzem o risco de afogamento em piscinas e mares, conferindo mais segurança na água. Veja mais benefícios da natação abaixo.
1. Melhora a saúde cardiovascular
A natação faz parte de uma categoria conhecida como cardio. Esse tipo de atividade física fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças. Como resultado, o órgão ganha mais resistência e passa a funcionar melhor.
2. Aumenta a capacidade respiratória
Além de fortalecer a saúde cardiovascular, fazer natação promove o aumento da capacidade respiratória. A prática exige muito controle da respiração, o que fortalece os músculos e aumenta a capacidade pulmonar. Pessoas com doenças respiratórias beneficiam-se muito do exercício.
3. Desenvolve a musculatura
O ator de nadar utiliza vários grupos musculares das pernas, dos braços, das costas e do peito. Isso leva ao aumento da força e da resistência dos músculos. O exercício na água oferece resistência natural e permite um treino eficaz, sem uso de pesos ou equipamentos.
4. Melhora a flexibilidade
Entre os benefícios da natação para o corpo, está a flexibilidade. A modalidade aquática utiliza movimentos amplos e fluidos, que alongam as articulações, reduzindo a rigidez e diminuindo o risco de lesões.
5. Reduz o estresse e a ansiedade
Assim como outros exercícios, fazer natação é bom para a saúde mental também. Além de liberar hormônios importantes para o bem-estar, como a endorfina, a serotonina e a ocitocina, a prática realizada na água tem efeito calmante e ajuda a relaxar.
6. Ajuda a controlar o peso
Se você procura um exercício físico para queimar calorias, considere a natação. Em comparação com outras atividades cardiorrespiratórias, como a caminhada, ela é mais eficaz para a perda de peso. A modalidade também ajuda na manutenção dos quilos quando aliada a uma alimentação saudável.
7. Melhora a postura
A má postura pode desencadear dores no pescoço e na lombar, assim como cansaço frequente e dificuldades para dormir. Entre os benefícios da natação para a saúde, está a melhora desse ponto. Nadar ajuda a fortalecer os músculos das costas, mantendo a coluna ereta dentro e fora da piscina.
8. Contribui para o sono
Uma rotina regrada de exercícios traz mudanças positivas para as noites de sono. Isso acontece porque a atividade física favorece a liberação de alguns neurotransmissores que contribuem para o relaxamento. Consequentemente, a qualidade do descanso aumenta.
Como começar a nadar?
Agora que você descobriu os benefícios da natação, pode sentir vontade de colocar a roupa de banho e correr para a piscina mais próxima. Porém, antes de saltar na água, aproveite algumas dicas.
Conte com um professor
Não tente aprender a nadar sozinho. A segurança deve vir em primeiro lugar. Um professor vai ajudar você a conhecer as técnicas certas, evitar lesões e construir uma conexão com a água.
Faça aquecimento
Apesar da natação ter baixo impacto, a água oferece resistência aos movimentos. Portanto, aquecer o corpo antes de entrar na piscina é muito importante para evitar lesões.
Comece do básico
Antes de atravessar a piscina, você precisa aprender a boiar e respirar. Essas práticas oferecem mais segurança na água e agilidade durante as braçadas.
Treine os movimentos
Para começar a nadar, você deve conhecer os movimentos que os membros fazem nesse exercício. Treine as pernas para cima e para baixo, batendo os pés na água e indo para trás e para os lados com os braços.
Tenha constância
Aprender uma nova habilidade leva tempo. O importante é ter paciência e não desistir. Após treinar os movimentos, você pode dar as primeiras braçadas. Com a prática, vai conseguir atravessar piscinas rapidinho.
Acompanhe as dicas de exercícios da Nike
Gostou de conhecer os benefícios da natação? Aproveite para acompanhar mais dicas sobre esportes e lifestyle no Nike Journal! Se você quer melhorar a sua performance nos treinos, confira os produtos do site e conte com itens de alta tecnologia para realizar os seus movimentos.